images/imagens/1200x700.png

Criado em 1969, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) oferece apoio financeiro a programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, ampliando o suporte institucional para além dos financiamentos concedidos a pesquisadores pelo CNPq.

Com um formato enxuto, o FNDCT não tem estrutura física própria nem funcionários. Sua secretaria-executiva está a cargo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) desde 1971, que também é responsável pela operacionalização do Fundo — função dividida com o CNPq, ambos na qualidade de agências de fomento. A gestão do FNDCT é compartilhada entre a FINEP, o Conselho Diretor, os comitês gestores dos fundos setoriais e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Nesse contexto, o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) expressa profunda preocupação com as recentes notícias sobre cortes no orçamento federal, que incluem a redução dos recursos destinados ao FNDCT. Fundamental para a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação no Brasil, o Fundo pode ter seus repasses flexibilizados e transformados em despesas discricionárias.

Mesmo em períodos de restrições fiscais é preciso direcionar esforços para áreas estratégicas, pois cortes expressivos no orçamento voltado para ciência e inovação representam uma ameaça ao avanço tecnológico, à criação de empregos qualificados e à capacidade do país de responder a desafios sociais e econômicos.

O SoU_Ciência reforça sua posição de apoio ao FNDCT e aguarda uma reflexão cuidadosa sobre o impacto que essa mudança pode ter não apenas no futuro da ciência, mas em todo o desenvolvimento de nosso país.