Um exemplo de mulher na atuação universitária

O Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) manifesta o seu pesar pelo falecimento Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Longo Maugéri, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina e vice-diretora acadêmica do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Teve uma carreira de professora e de pesquisadora que orgulha aos colegas da Unifesp. Sempre rigorosa e companheira, ajudou a construir praticamente tudo que era importante no período dos mandatos de 2013-2021 junto à reitoria. Ocupou em seguida a vice-diretoria do Campus São Paulo da Unifesp, cargo que ocupava até o presente momento.

Na EPM e Unifesp ocupou diversos cargos, tendo sido presidente da Comissão do PIBIC, Comissão Própria de Avaliação da Unifesp, do Congresso Acadêmico da Unifesp. Entre outras atividades, esteve à frente da Superintendência de Administração da Reitoria, foi diretora de implantação do Hospital Universitário (HU2) e chefe de Gabinete da Reitoria de novembro 2020 a março 2021. Auxiliou na instituição de diversos organismos e órgãos da Unifesp, como o Núcleo de Educação Infantil - NEI Paulistinha, o Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF), o Campus Zona Leste, o SESMT e órgãos complementares. Foi apoiadora e auxiliou na instalação do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) do qual foi grande entusiasta.

Sua dedicação à EPM e à Unifesp foram permanentes, de maneira competente e incansável, sempre na proposição de soluções e na busca pelas melhores condições de trabalho e de vida. Atuou sempre com compromisso institucional e com os colegas de trabalho, aos quais também se dedicou e ajudou pessoalmente em diversos momentos.

Ieda deixa esposo, Wagner, sua filha, Fernanda, genro e seu neto, Nicolas e muitos amigos e familiares. Deixa um exemplo de integridade, dedicação e ética à Universidade Pública e à construção de um país mais justo.