O Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência vem manifestar seu pesar pelo falecimento do professor e diretor da EPM/Unifesp, Professor Manoel João Batista Castello Girão

O Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência vem manifestar seu pesar pelo falecimento do professor e diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM), Unifesp, o Professor Manoel João Batista Castello Girão em decorrência da Covid-19.

Expressamos nossos sentimentos a todos os colegas da EPM e da Unifesp que conviveram e compartilharam com o Prof. Girão. Como médico teve uma atuação brilhante e como professor teve o compromisso e a dedicação junto aos estudantes e ao desenvolvimento da pesquisa e da assistência.

Atuou como Diretor da EPM por pouco mais de dois anos e foi nomeado Presidente do Conselho Estratégico do Hospital São Paulo (HSP), a partir de agosto de 2020. Junto com a reitoria da Unifesp, atuou na criação e no desenrolar dos trabalhos do Comitê Permanente de Enfrentamento ao Coronavirus da Unifesp (CPEC), criado no início da pandemia, em março de 2020. Em trabalho contínuo com a Unifesp, empenhou-se diante as diversas campanhas de doações que trouxeram ao HSP recursos, alimentos, itens de  higiene e limpeza e equipamentos de proteção individual, formando uma corrente importante entre FAP Unifesp, SPDM e Colsan junto à EPM e todas as unidades universitárias da Unifesp junto com o HSP, na busca de soluções e do atendimento aos técnicos, estudantes, residentes e profissionais de saúde em mais de 18 meses de pandemia. Sua atuação foi incansável no sentido de promover o bem estar, além da parceria permanente entre instituições.

Lamentamos, neste feriado de finados, somar às mais de 608 mil vítimas da Covid-19, muitas das quais poderiam ter sido evitadas, a dor e a perda da vida e do trabalho do Professor Manoel Girão.

A todos os amigos, colegas, pacientes, estudantes e familiares deixamos o nosso registro de pesar e os nossos sentimentos.

São Paulo, 2 de novembro de 2021

Coordenação do SoU_Ciência