Um defensor incansável da Universidade Pública e da Ciência em nosso país

Nós do Centro de Estudos SoU_Ciência da Unifesp, manifestamos nosso pesar pelo falecimento do Prof. MOHAMED EZZ EL DIN MOSTAFA HABIB, aos 80 anos.
Egípcio radicado no Brasil há mais de 40 anos, o Prof. Habib (como era mais conhecido) graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria (1964), fez mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968), doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Unicamp (1976) e Livre Docência pela Unicamp (l982). Foi, inicialmente, Professor Adjunto e depois Professor Titular da Unicamp (desde 1986). Atuou em diversas áreas de pesquisa como um reconhecido cientista.
Sua atuação na Unicamp foi extensa: Diretor eleito do Instituto de Biologia por duas vezes (1990 a 1994 e 2002 a 2005), Coordenador de Relações Internacionais (1998 a 2002) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, por dois mandatos. Foi membro da CTNBio até ano de 2020. Foi vice-presidente do Instituto da Cultura Árabe (2008 a 2012) e depois Presidente do Instituto de 2017 a 2020.
Com sua aposentadoria, em janeiro de 2012, tornou-se professor colaborador convidado na Unicamp, dando continuidade às suas atividades acadêmicas. Também trabalhou como professor de Pós-Graduação na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Colaborou com diversas instituições, inclusive com a Unifesp, sempre debatendo a questão da ciência na sua área de atuação e tendo sido um forte articulador na luta contra os transgênicos. Foi um defensor incansável da Universidade Pública e da Ciência em nosso país, além de um estudioso e incansável militante da cultura árabe e da convivência e coexistência entre os povos. Habib deixa um legado de amor e dedicação ao conhecimento e, acima de tudo, de luta pela paz e pela justiça social.