O Centro SoU_Ciência se une às vozes que manifestam solidariedade à população do Rio Grande do Sul, diante da tragédia que atinge o estado desde a terça-feira, 30 de abril.

De acordo com a Defesa Civil, as fortes chuvas e enchentes já deixaram ao menos 39 pessoas mortas, 68 desaparecidos e 32,2 mil pessoas desabrigadas.

Enquanto centro de estudos, temos a obrigação de ressaltar a importância de priorizar medidas que visem reduzir o impacto das mudanças climáticas, que têm provocado, de forma cada vez mais recorrente, tragédias como essa em todos os lugares do planeta.

Nossa solidariedade se estende às famílias das pessoas que faleceram, que estão desaparecidas e desabrigadas, e também aos institutos de pesquisa e universidade, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pampa e todas as outras que lutam para salvar documentos e pesquisas importantes em meio à tragédia, anos de trabalho e contribuição à ciência brasileira.

Reforçamos a importância da sociedade continuar acompanhando as ações de resgate e as redes de solidariedade que se formarão para ajudar na reconstrução após a tragédia.