Em decreto publicado no meio do processo eleitoral, Bolsonaro amplia sua política de sucateamento das instituições públicas de ensino superior

O Blog SoU_Ciência da Folha traz, nesta sexta, 7, a repercussão de mais um corte no orçamento da educação, justamente realizado enquanto o país volta todas as suas atenções para uma de suas mais polarizadas eleições.

Dois dias antes do primeiro turno do pleito, um decreto publicado no Diário Oficial da União cortou R$ 2,4 bilhões das universidades federais, montante que representa 11,4% da dotação atual de despesas discricionárias do órgão e de suas unidades vinculadas, destinados a serviços básicos de funcionamento das instituições. Para cumpri-lo, inclusive, foi realizado estorno dos limites de movimentação e empenho das universidades, o que aumenta consideravelmente o risco das mesmas, que já viviam à beira do colapso, interromperem de fato suas atividades.

Somado a esse recente corte, o novo texto do Blog SoU_Ciência da Folha apresenta mais detalhes desse cenário sombrio e traz alguns questionamentos sobre o futuro na educação, na produção de conhecimento e no desenvolvimento nacional.

Veja aqui o novo artigo do Blog SoU_Ciência da Folha.

Ilustração: Divulgação / SoU_Ciência