Artigo aborda a mobilização das universidades para pesquisar e compreender o impacto socioeconômico e o aumento das vulnerabilidades com a crise sanitária

O cenário atual que estamos vivendo no país deixa claro que a pandemia da Covid-19 foi muito além do vírus, trazendo ou ampliando problemas estruturais enfrentados pelas populações em maior situação de vulnerabilidade. O tema é tratado no novo artigo do Blog SoU_Ciência da Folha, que destaca a mobilização das universidades públicas federais para compreender e avaliar os impactos sociais e econômicos da crise sanitária, em especial sobre as populações em situação de maior vulnerabilidade.

São os chamados efeitos indiretos da pandemia, relacionados à perda de trabalho e renda, aumento da informalidade, da pobreza e da fome, entre outras vulnerabilidades socioespaciais, levantados por meio de várias pesquisas envolvendo as próprias comunidades, monitorando e orientando políticas públicas - com o objetivo de fortalecer a cidadania e garantir direitos.

Veja aqui o novo artigo do Blog SoU_Ciência na Folha de S. Paulo.

Crédito da imagem: Ilustrasoul / SoU_Ciência