Pesquisas trarão dados para políticas públicas que auxiliem para uma sociedade mais justa e sustentável no pós-Covid
Dois projetos coordenados por pesquisadores associados ao SoU_Ciência estão entre os vinte selecionados pela Fapesp no edital United Nations Research Roadmap for the COVID-19 Recovery para financiamento nos próximos dois anos. A chamada contemplou pesquisas capazes de informar políticas públicas que contribuam para uma sociedade mais igualitária, mais sustentável e mais resiliente na retomada pós-Covid-19, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O projeto IRR-PS (Inovação Responsável e Resiliente em Políticas Sociais), coordenado pelo cientista político Rogerio Schlegel, professor da Unifesp, vai analisar como municípios que já tinham bons indicadores em políticas de educação, saúde e assistência social reagiram à pandemia. A ideia, de acordo com Rogerio Schlegel, é mapear e compreender formas de governança - entendida como interação entre Estado e Sociedade - que geraram bons resultados nos dois momentos. “Essas boas práticas serão depois difundidas como sugestão de políticas com potencial de serem replicadas”, explicou.
Na pesquisa, o grupo brasileiro trabalhará em conjunto com pesquisadores do centro In Fieri, da Universidade de Montreal (Canadá), que constitui polo mundial de excelência na discussão de inovações sustentáveis do ponto de vista social e ambiental.
Rogerio Schlegel
Já o projeto Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas, coordenado pelo professor Mauricio Ernica, da Unicamp, tem como objetivo propor diretrizes para ações e políticas públicas destinadas à redução de perdas e desigualdades educacionais causadas pela pandemia de Covid-19 a partir da descrição e compreensão de três fenômenos: os efeitos da suspensão das aulas presenciais sobre a permanência escolar e as desigualdades de aprendizagem; as experiências de estudantes e professoras/es nesse contexto; e as respostas de governos, escolas e professores(as).
Esta pesquisa contará com equipes da Unicamp, da USP, da Fundação Carlos Chagas; da Western Sidney Universit (Austrália); da Université Libre de Bruxelles (Bélgica); das Universidades de Bordeaux, Rouen e Toulouse (França); e da Mohammed V University (Marrocos). “Esse olhar para outras realidades é importante para entender como cada uma sofreu as consequências da pandemia”, explica o professor Mauricio Ernica.
Mauricio Ernica
Veja a íntegra do projeto IRR-PS (Inovação Responsável e Resiliente em Políticas Sociais)
Veja a íntegra do projeto Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas