Artigo "A quem interessa desregulamentar a pós-graduação?" já está disponível no Blog na Folha de S. Paulo
Em artigo desta semana no Blog Sou Ciência, pesquisadores destacam os impactos que a desregulamentação da pós-graduação stricto sensu podem causar na qualidade do ensino superior e na ampliação da desigualdade regional no Brasil. O texto reflete sobre a proposta do Parecer CNE/CES nº 331/2024, que sugere a criação de novos cursos de pós-graduação sem a autorização prévia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, rompendo com o procedimento estabelecido desde 2001.
O texto aborda o papel histórico da pós-graduação na formação de docentes, pesquisadores e na produção científica nacional, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país. No entanto, alerta para os riscos de se afrouxar os critérios avaliativos que garantem a qualidade dos cursos, o que pode prejudicar a formação de alto nível.
Além disso, os autores criticam a classificação arbitrária das instituições de ensino em "consolidadas" e "não consolidadas", que favorece poucas universidades – a maioria delas no Sudeste e Sul – acentuando as desigualdades regionais. Destacam, também, a importância de uma distribuição mais equitativa de recursos e oportunidades acadêmicas em todo o território nacional.
O texto completo pode ser lido no site da Folha de S.Paulo.