Conselheira da Fundação Conrado Wessel, Smaili entrega o Prêmio de Cultura em evento que celebrou personalidades da Ciência e das Artes
Tamires Tavares
Na cerimônia promovida pela Fundação Conrado Wessel (FCW 2024), a coordenadora-geral do SoU_Ciência e membra do Conselho Consultor da fundação, Prof.ª Soraya Smaili, entregou o Prêmio de Cultura ao cineasta Ugo Giorgetti. Realizado em São Paulo, no dia 24 de outubro, o evento celebrou personalidades de destaque nas áreas de Ciência, Cultura e Fotografia, com premiações que buscam reconhecer contribuições significativas para o desenvolvimento cultural e científico no Brasil.
Na categoria de Cultura, Smaili e Carlos Vogt, diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel, entregaram a Giorgetti o prêmio de R$ 400 mil, acompanhado do troféu tradicional criado pelo artista plástico Nicolas Vlavianos. Giorgetti é conhecido por produções como Boleiros — Era uma vez o futebol e Vestígios da Eternidade. O Prêmio FCW na categoria Cultura não era entregue desde 2016, quando o músico Edu Lobo foi homenageado.
Soraya Smaili e Carlos Vogt entregam o Prêmio de Cultura ao cineasta Ugo Giorgetti. / Créditos: Fundação Conrado Wessel
Na área de Ciência, o Prêmio FCW foi concedido a Marco Antonio Zago, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e professor emérito da Universidade de São Paulo, por suas pesquisas em anemias hereditárias e genética populacional humana. Zago, escolhido por uma comissão de renomados cientistas, agradeceu o reconhecimento e dedicou o prêmio ao progresso da ciência brasileira, destacando o valor da contribuição e do apoio de colegas e colaboradores.
Além desses prêmios, a cerimônia reconheceu os vencedores do Prêmio FCW de Fotografia, concedido a Luciana Whitaker, Ana Sabiá e Ana Carolina Fernandes, e incluiu o lançamento do documentário A Invenção de Conrado Wessel, dirigido por Giorgetti, e do livro Insista, não desista, de Rubens Fernandes Jr., sobre a trajetória do empresário Ubaldo Conrado Wessel. A abertura do evento foi marcada por uma apresentação do cantor e compositor Toquinho.
A Fundação Conrado Wessel, idealizada por Ubaldo Conrado Augusto Wessel pouco antes de seu falecimento em 1993, foi criada em 1994 com o objetivo de apoiar a filantropia e promover atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. Além de beneficiar instituições como o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Fundação Antonio Prudente, a fundação instituiu, em 2002, o Prêmio Fundação Conrado Wessel outorgado anualmente a personalidades ou entidades de renome nacional que contribuem para o avanço artístico e científico do país.
Soraya Smaili reunida com membros do Conselho Consultor da fundação e cineasta premiado. / Créditos: Fundação Conrado Wessel