Conteúdo será focado nas pesquisas realizadas pelo centro ao longo de um ano e durante a pandemia; serão oferecidas 30 vagas

O Centro SoU_Ciência, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abre inscrições para a disciplina “Sociedade, Universidade e Ciência: pesquisas sobre percepção pública e atuação das universidades brasileiras na pandemia da Covid-19”. O objetivo é apresentar e discutir os resultados de levantamentos realizados pelo centro acerca de como a opinião pública percebe a ciência e a atuação das universidades públicas, principalmente ao longo da pandemia na defesa da vida, de direitos e da democracia no Brasil. A disciplina também tem como propósito dar visibilidade às ações das universidades e cientistas brasileiros(as), indicando, inclusive, possíveis novos tópicos e temas emergentes para o pós-pandemia.

As pesquisas do SoU_Ciência foram realizadas ao longo de um ano de trabalho. A primeira dedica-se a compreender como a pandemia da Covid-19 trouxe maior evidência para a importância e o papel da ciência, dos(as) cientistas e das universidades, avaliando como diferentes grupos sociais, com variadas estratificações sociodemográficas, políticas, identitárias e regionais, entre outras, manifestam sua opinião e relação com a ciência e/ou com o negacionismo, com as instituições públicas de ensino superior e com a educação em geral, entre outras análises temáticas e interseccionais da relação Universidade, Ciência e Sociedade.

A segunda linha de pesquisa trata de levantamentos e análises sobre como as universidades públicas e seus hospitais, institutos de pesquisa e tecnológicos públicos brasileiros, com seus(suas) pesquisadores(as) e cientistas, atuaram e seguem atuantes no enfrentamento da crise sanitária. Para essa, o SoU_Ciência contou com a parceria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), de modo a realizar levantamentos nacionais para compor um painel de monitoramento dessas ações ao longo da pandemia no país, incluindo diferentes áreas de conhecimento e atuações regionais, centros e temas emergentes e suas contribuições mais notáveis.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de outubro através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ao todo, serão 30 vagas. As aulas acontecerão virtualmente nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, com encerramento no dia 1º de novembro. O professor responsável pela disciplina é o Ademar Arthur Chioro dos Reis (EPM/Unifesp), tendo como professores colaboradores Soraya Smaili (EPM/Unifesp), Pedro Fiori Arantes (EFLCH/Unifesp) e Débora Foguel (IBqM/UFRJ), e pós-doutorandos colaboradores Jade Percassi de Carvalho e Vanessa Moreira Sígolo.