images/imagens/1200x700.png

Artigo "Clima, saúde e a negligência no Brasil" já está disponível no Blog da Folha de S.Paulo

Em seu artigo de hoje, o SoU_Ciência aborda a crise climática como uma ameaça iminente à saúde e à sobrevivência de milhões de brasileiros, especialmente das populações mais vulneráveis. O texto destaca o painel "Mudanças Climáticas e Saúde: Impactos e Soluções", realizado na Unifesp, onde especialistas, como Paulo Artaxo e Paulo Saldiva (USP) e Soraya Smaili, coordenadora do Centro de Estudos, expuseram dados alarmantes sobre o aumento de doenças agravadas pelo aquecimento global e a poluição. "Um aumento de 5 °C na temperatura média de São Paulo poderá sobrecarregar o SUS em até 50%", alertou Saldiva.

O artigo defende que governos e sociedade precisam agir imediatamente para evitar um desastre anunciado, convocando um pacto nacional com políticas efetivas de mitigação e adaptação. Soraya Smaili destacou que as populações sem saneamento básico, vivendo em áreas de risco, são as mais impactadas pelas mudanças climáticas. A mobilização popular, exemplificada pela experiência de campanhas como a Unidos pela Vacina e de descarte de medicamentos – parcerias entre o Grupo Mulheres do Brasil e Ciência na Saúde –, é vista como um caminho promissor para unir esforços em defesa do meio ambiente e da saúde.

O SoU_Ciência conclui que a crise climática exige ações concretas e urgentes, mais do que discursos, propondo medidas como a redução de emissões, combate ao desmatamento, e adaptação do sistema de saúde às realidades locais. "Podemos continuar negligenciando a situação ou transformar o Brasil em um exemplo de liderança ambiental e social", enfatizam os autores, convocando governos e cidadãos a agirem agora. 

O artigo completo, de autoria dos coordenadores do Centro em parceria com a jornalista científica Tamires Tavares, pode ser lido no site da Folha de S.Paulo.