Dados foram mostrados por Soraya Smaili, coordenadora do centro, durante reunião da entidade em Brasília

No último dia 13 de setembro, o SoU_Ciência, representado por sua coordenadora, Soraya Smaili, marcou participação especial na CXCV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Na ocasião, Soraya apresentou o Painel do Financiamento das Universidades Federais: série histórica e atualidade, que reúne dados financeiros e orçamentários de todas as universidades federais, de 2000 a 2022, elaborado em conjunto Andifes e SoU_Ciência.

“O Sou_Ciência tem muitos dados que ajudam a entender e pensar a educação superior. O objetivo desse painel, que ainda será lançado, foi mostrar aos reitores e reitoras presentes como caminhamos nos últimos 22 anos no que diz respeito aos orçamentos, de modo que juntos possamos atuar para aprimorá-lo”, destaca Soraya.

Para a coordenadora do SoU_Ciência, “as informações levantadas pelo centro servem para contribuir ao desenvolvimento do país, assim como para mostrar para toda a sociedade a importância de nossas universidades”.

PLOA 2024

O primeiro dia do Conselho Pleno contou ainda com a participação de Tania Mara Francisco, da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, que apresentou um panorama sobre os recursos para a educação superior disponíveis no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 e as possibilidades de investimento nas universidades federais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

A discussão orçamentária ocorre após a diretoria-executiva da Andifes ter se reunido com o ministro da Educação, Camilo Santana, quando, dentre outros temas, entregou um ofício específico sobre dotação e recomposição orçamentária das universidades federais para 2023, para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, e para o período até 2026, último ano do atual Governo.