images/imagens/1200x700.png

Centro engrossa manifestação de repúdio junto à comunidade científica, acadêmica e empresarial do país em mais uma ação do governo para retirar recursos destinados à produção científica nacional

O centro SoU_Ciência se junta às principais entidades científicas do país, além da comunidade acadêmica e do empresariado brasileiro em uma nota pública que repudia e denuncia mais uma manobra do governo para retirar recursos do financiamento destinados à ciência nacional.

Dessa vez, uma Medida Provisória (nº 1.136), de 26 de agosto de 2022, publicada na última segunda, 29, novamente contingencia os recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Ainda mais grave, a MP também determina um escalonamento até 2027 dos percentuais do Orçamento que serão liberados para o FNDCT.

Com a nova manobra do governo federal, diversas ações e programas que hoje são executados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, Finep e Organizações Sociais vinculadas ao Ministério, serão diretamente afetadas, impactando de maneira imensurável a produção científica do país.

A íntegra da nota pode ser vista aqui.