Artigo no Blog da Folha de S. Paulo analisa a inadequação das métricas globais e defende um sistema que valorize as demandas de países emergentes
O SoU_Ciência analisou criticamente os critérios dos rankings universitários internacionais, que geralmente priorizam pesquisas publicadas em inglês e desconsideram especificidades locais, como a extensão e o impacto social. Esses rankings frequentemente beneficiam instituições do Norte Global, reforçando desigualdades e ignorando as missões locais das universidades do Sul Global. "Como comparar nossas instituições a outras que recebem financiamentos robustos e são valorizadas pelos seus governos?" questiona o artigo publicado nesta semana no site da Folha de S.Paulo.
O texto ressalta a importância de um modelo de avaliação próprio para os países do BRICS, que reflita suas prioridades e realidades. O texto ainda destaca que as universidades devem manter um equilíbrio entre as demandas de mercado e seu papel social, defendendo que a inclusão e a autonomia científica são essenciais para a soberania nacional.
O artigo dos coordenadores do Centro de Estudos, com a colaboração da pesquisadora Debora Foguel, pode ser lido na íntegra no Blog Sou Ciência, no site da Folha de S.Paulo.