Coletiva de imprensa acontece nesta quarta-feira (29), às 14h, pela plataforma Andifes

Nesta quarta-feira (29), às 14h, o Centro de Estudos SoU_Ciência, que conta com pesquisadores de todo o país, e a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promovem coletiva de imprensa para apresentação do painel “ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA CIÊNCIA NA DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19”. Uma pesquisa importantíssima que vai mostrar como universidades públicas, institutos de pesquisa e tecnológicos, pesquisadores(as), estudantes, técnicos(as)-TAE, professores(as) e cientistas brasileiros(as) trabalharam (e ainda trabalham) na defesa da vida e no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A coletiva de imprensa vai acontecer de forma online por meio da plataforma Andifes (sala virtual). O painel será apresentado também, às 16h, na mesa “A Universidade Necessária: a Evolução da Educação Superior e Ciência e Tecnologia no Brasil e Reflexões sobre o Futuro”, do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), evento que está acontecendo de forma online pelo Canal da Unifesp.

Serão divulgadas ações e pesquisas na área da saúde e no atendimento da população, numa perspectiva ampliada de garantia do direito à vida, englobando ações na linha de frente em saúde e pesquisas relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, ações nas áreas de direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, bem como informações acerca da produção bibliográfica no tema e estudos de casos sobre atuações regionais, centros e temas emergentes e contribuições mais notáveis.

Na primeira etapa desta pesquisa, iniciada em outubro de 2021, foram contatadas as universidades públicas federais e coletadas informações em um formulário com perguntas abertas. O formulário foi enviado às 68 universidades federais em 20 de outubro de 2021 e, com a prorrogação do prazo, as respostas foram recebidas até o final de fevereiro de 2022.

Desse levantamento de dados junto às universidades públicas foram obtidas respostas de 39 instituições (55% do total). Nessa etapa da pesquisa, também foi realizada a busca ativa de relatórios, matérias de mídias, artigos e vídeos, bem como foi feita a extração de dados de painel produzido pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020, para efeito comparativo e de apoio à pesquisa. A investigação também incluiu a pesquisa em plataformas sobre a produção acadêmica e as publicações científicas sobre a temática, nas diversas áreas de conhecimento, realizadas no Brasil. Finalmente, o trabalho também envolveu a realização de reuniões com atores relevantes nas áreas de pesquisa e a elaboração de estudos de casos sobre temáticas destacadas.

Os dados foram organizados em 5 eixos de atuação (Organização para atuar no contexto Pandemia; Atenção à Saúde; Extensão e Solidariedade; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; e Ações em Comunicação), subdivididos em subcategorias de ações realizadas pelas universidades federais no enfrentamento à pandemia. Este painel vai apresentar a descrição sucinta de mais de 1.000 ações desenvolvidas pelas universidades.

Entre os estudos de caso que serão apresentados pelos pesquisadores citamos aqui: “Universidades atuaram também no combate à fome e pela segurança alimentar”; Apoio e comunicação chegaram às populações mais vulneráveis” e Telessaúde foi ampliada e aprimorada pelas universidades”.

Ao lançar publicamente esse painel neste primeiro semestre de 2022, o SoU_Ciência tem como objetivo contribuir com a defesa da ciência e das universidades e institutos de pesquisas, e aportar subsídios a agendas e programas de governo em debate neste ano de eleições presidenciais.  Todo o levantamento desta pesquisa estará à disposição da sociedade no site do SoU_Ciência.

SERVIÇO:

COLETIVA DE IMPRENSA

APRESENTAÇÃO DO PAINEL:  ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA CIÊNCIA NA DEFESA DA VIDA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Data e horário: 29 de junho, 14h.

Onde: Plataforma Andifes (evento online)