Carlos Neder foi um lutador junto aos movimentos populares de saúde e deixa um grande legado

Nesta semana, tivemos mais uma perda para a covid-19, Dr. Carlos Neder.

Médico, grande referência na área de saúde coletiva, desde a década de 1970 Carlos Neder foi um lutador junto aos movimentos populares de saúde. Atuou fortemente pela criação do SUS, o qual sempre defendeu em suas atuações como militante e político. Foi Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços e fortalecendo a participação popular nas decisões políticas.

Dr. Carlos Neder foi vereador e deputado estadual. Como parlamentar, criou as Frentes em Defesa das Universidades Públicas de São Paulo, onde sempre destacou a Unifesp. Teve uma forte inserção junto à formação de profissionais de saúde para o SUS. Defendeu os Hospitais Universitários e, neste sentido, atuou para auxiliar o Hospital São Paulo em momentos importantes de crises orçamentárias.

Além de tudo, foi um amigo. Nossa homenagem e um tributo à memória do querido Carlos Neder.

Centro de Estudos SoU_Ciência

Unifesp