Órgão de caráter consultivo e estratégico tem como objetivo ampliar o diálogo entre o centro e a sociedade brasileira, terceiro setor e governos

O Centro de Estudos "SoU_Ciência: Conectando Sociedade e Universidade", da Universidade Federal de São Paulo, está divulgando Edital para escolha de representantes da sociedade civil e do setor público para a composição de seu Conselho da Sociedade.

O Conselho da Sociedade do Centro SoU_Ciência é um órgão de caráter consultivo e estratégico, com finalidade de assessoramento e ampliação do diálogo entre o Centro e a sociedade brasileira, terceiro setor e governos. Será um espaço de diálogo institucionalizado entre o Centro SoU_Ciência e a Sociedade, em seus diversos segmentos, incluindo setor privado, público e terceiro setor; de forma a propor e debater temas de interesse local, regional, nacional e internacional que orientem as ações de pesquisa, difusão, reflexão e intervenção do SoU_Ciência, além de propor e debater iniciativas alinhadas com os objetivos do Centro.

O processo de chamamento será composto de três etapas: inscrição da candidatura, habilitação e seleção pelo Centro SoU_Ciência. O mandato dos membros eleitos do Conselho da Sociedade será de 2 (dois) anos, podendo uma organização ou movimento ser reconduzido por mais dois (2) anos, mediante participação em novo chamamento.

Para quem ainda não conhece, o Centro de Estudos "SoU_Ciência: Conectando Sociedade e Universidade"  atua na produção de conhecimento voltado à política pública, com o objetivo de produzir diagnósticos para governos e sociedade e propor alternativas para a tomada de decisões relacionadas à Educação Superior e Ciência e Tecnologia e, dessa forma, influenciar no desenvolvimento econômico e social, na redução das históricas desigualdades, visando à transformação progressista, democrática, inclusiva e solidária na sociedade brasileira.

O Centro tem como objetivos identificar e analisar o papel social e o valor público das universidades (do Ensino Superior e C&T) na transformação das sociedades em geral, e da sociedade brasileira em particular; reconhecer, em termos concretos, materiais e imateriais, os benefícios do sistema universitário e do seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico, em especial o público ou voltado ao interesse público, na garantia de direitos, ampliação da cidadania e da qualidade de vida para todos; e apontar as condições necessárias para construir a médio e longo prazos a existência, o financiamento e a sustentabilidade do Ensino Superior e da C&T, dando ênfase à importância do seu caráter autônomo, democrático, plural e inclusivo.

Confira aqui todas informações deste Edital de chamamento público número 07/2022 para composição do Conselho da Sociedade do Centro de Estudos SoU_Ciência.