Evento contou com a presença de autoridades da Educação Superior brasileira e celebrou as conquistas das ações afirmativas, resultantes de lutas históricas

Tamires Tavares

Pesquisadores e pesquisadoras do SoU_Ciência lançaram, no dia 13 de maio, o Painel Cotas nas Instituições Públicas de Ensino Superior em evento realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo. A mesa de abertura contou com a presença da Reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, da Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Unifesp, Ellen de Lima Souza, das coordenadoras do SoU_Ciência, Soraya Smaili e Maria Angélica Minhoto, e do diretor acadêmico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, Bruno Comparato.

Foto: Alex Reipert/DCI-Unifesp

“Hoje é um dia que concretiza mais uma etapa de esforço constante e coletivo de nós, integrantes do SoU_Ciência. Esse esforço visa fortalecer a conexão entre a Universidade, a Ciência, a Sociedade e o Estado em favor de uma sociedade justa, uma sociedade capaz de garantir a cidadania, o bem-estar e condições educacionais equânimes a todas as pessoas”, inicia a mesa a Prof.ª Dr.ª Maria Angélica Minhoto. “O nosso compromisso é com a democratização da Educação Superior. E nós, do SoU_Ciência, pudemos constatar que a política de cotas representa concretamente essa possibilidade de termos uma sociedade justa. Essa ação afirmativa é uma conquista das lutas históricas da nossa sociedade contra a opressão e o racismo, mas o destaque é, de fato, para o movimento negro — um movimento que é educador. Todo o nosso respeito e agradecimento a esse movimento”, declara.

Foto: Alex Reipert/DCI-Unifesp

O encontro contou com uma mesa de debate mediada pelas pesquisadoras coordenadoras do Painel de Cotas, Maria Nilza da Silva, coordenadora do Projeto Abdias Nascimento/UEL, e Maria Angélica Minhoto. Compuseram a mesa o Diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ulysses Tavares Teixeira, a presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Iraneide Soares da Silva, o historiador e co-fundador do Uneafro-Brasil, Douglas Belchior, e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos do governo da presidenta Dilma Rousseff, Nilma Lino Gomes.

“Hoje é dia 13 de maio e lembramos que, há 136 anos, houve a assinatura da Lei Áurea, a chamada ‘Abolição da Escravatura’. Nessa data em que se lembra uma pretensa liberdade, em um contexto em que 90% dos negros e negras já haviam conquistado a própria liberdade diante de um regime agonizante, com os dias contados, a população negra tem muito a comemorar. Não a data do 13 de maio, não a suposta liberdade, mas comemorar a trajetória e a história de luta e resistência, luta pela vida. Dentre tantas outras, a luta também pela educação”, comenta a Prof.ª Dr.ª Maria Nilza da Silva. “As ações afirmativas são fruto de uma mobilização histórica do Movimento Negro e de pessoas que lutaram contra o racismo e suas consequências, especialmente na educação”, complementa.

Foram convidados a relatar suas histórias de vida e trajetórias acadêmicas e o impacto de ações afirmativas através da política de cotas a pedagoga e mestranda da Unifesp, Thaís Sena, e o estudante de medicina, também na Unifesp, Israel Souza.

A transmissão completa do evento pode ser acessada no canal do SoU_Ciência no YouTube.

O Painel “Cotas nas Instituições Públicas de Ensino Superior”

O Painel de Cotas foi desenvolvido ao longo do ano de 2023 por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e pesquisadoras do Centro SoU_Ciência. Com foco especial na política de reserva de vagas para o ingresso nas universidades públicas federais e estaduais, o Painel apresenta os efeitos das ações afirmativas na diversificação do perfil de cor ou raça, socioeconômico e de escolarização básica dos estudantes matriculados nessas instituições. Foi elaborado com o apoio do Programa Abdias Nascimento, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Instituto Serrapilheira e de emendas parlamentares.

Ele é composto por três Relatórios de Pesquisa:

• “A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica”—  que trata de um tema candente que é o desempenho de estudantes cotistas e não cotistas na Educação Superior.
  • “A mudança do perfil estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior: uma análise a partir da Lei 12.711/2012” — que analisa o perfil de estudantes das Instituições Federais de Educação Superior após a implementação da Lei de Cotas.
  • “Cotas para a população negra nas universidades estaduais brasileiras: da precariedade dos dados aos novos desafios” — que apresenta um estudo inédito sobre as cotas em todas as universidades estaduais.

O Painel disponibiliza, ainda, dois vídeos e uma cartilha para a divulgação das ações afirmativas na Educação Superior, entre outros materiais.