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Pesquisadores do SoU_Ciência participaram do evento de comemoração pelos 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que aconteceu em Brasília, nos dias 25 e 26 de abril.

As atividades foram promovidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e contou com debates que trataram das perspectivas futuras do sistema brasileiro de avaliação da educação superior. A professora Maria Angélica Pedra Minhoto, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) uma das coordenadoras do SoU_Ciência, e o pesquisador associado Carlos Eduardo Bielschowsky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participaram de mesas redondas no evento. 

A pesquisadora Maria Angélica Pedra Minhoto participou da mesa redonda "Acompanhando a trajetória do estudante e do egresso", que aconteceu na manhã da sexta-feira, 26 de abril. Ela falou sobre como a avaliação do ingresso no mercado formal de trabalho por pessoas que concluíram a graduação é importante para entender o impacto da passagem de jovens e adultos pela Educação Superior para a sociedade brasileira. "Espera-se avaliar o impacto dessa educação para jovens e adultos, tanto em termos macroeconômicos, mas também impacto social, cultural e para o próprio indivíduo", explica a professora.

Ela destacou, ainda, que essa avaliação pretende compreender melhor aspectos como a colocação desses egressos no mercado de trabalho - se estão, por exemplo, exercendo cargos de nível médio, ou se conseguiram sair desse nível e passaram a um emprego de nível superior. Outros aspectos, como melhoria de salário e progressão de carreira também podem ser avaliados. Além de ser relevante para avaliar os impactos sociais e econômicos em diversos níveis, esse tipo de indicador também pode ser útil para uma avaliação "da porta para dentro" das instituições de ensino, explica Minhoto. 

"Há o impacto que está relacionado à própria qualidade da instituição de Educação Superior, que oferece essa formação a partir de seus cursos de graduação. Serve para saber se esses egressos estão se inserindo no mercado de trabalho. Isso dá também uma medida de avaliação para dentro, para que as instituições melhorem sua responsabilidade social na formação de novos quadros para o Brasil", afirma. 

O terceiro aspecto relevante apontado pela pesquisadora está no uso dessa avaliação para a formação de novos cientistas: "Sabemos que avaliar fatores como taxas de empregabilidade e de remuneração são apenas facetas desse fenômeno, não medem tudo. Mas é importante que a gente tenha consciência de que isso faz parte, e que a gente possa devolver para a sociedade uma informação".

O professor Carlos Eduardo Bielschowsky foi um dos palestrantes da mesa redonda com o tema "Como avaliar a educação a distância", que aconteceu na tarde do dia 26. Bielschowsky foi Secretário de Educação a Distância do MEC, entre 2007 e 2010, quando participou da criação e da coordenação da Universidade Aberta do Brasil, da Rede e-Tec Brasil e da Plataforma Paulo Freire. 

Em sua fala, o professor destacou particularidades que precisam ser observadas em relação à análise de dados de indicadores como o Enade, como tipo do curso de graduação, tamanho das turmas e tipo da instituição: "Precisamos construir um sistema que valorize as boas práticas, mas que, ao mesmo tempo, crie uma rede que pegue os problemas", destacou.

 

Encontro com a Capes

Além de participar do seminário do Sinaes, as pesquisadoras do SoU_Ciência Maria Angélica Minhoto, Maria Nilza da Silva e Ellen de Lima Souza se reuniram com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

As professoras Maria Nilza da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Ellen de Lima Souza, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) coordenam, cada uma, um projeto do Programa Abdias do Nascimento, da Capes. O objetivo da visita foi solicitar à Capes dados relativos à pós-graduação, tanto de estudantes como de instituições e docentes, a fim de desenvolver estudos que permitam analisar mudanças de perfil estudantil e docente na pós-graduação. Além disso, elas também pretendem analisar o perfil da produção acadêmica desses programas, tanto a nível estadual como Federal, em projetos comandados pelas professoras Ellen de Lima e Maria Nilza da Silva. 

As pesquisadoras foram recebidas pelo coordenador geral de Fomento de Ações Estratégicas da Capes, Julio César Piffero de Siqueira, pelo Coordenador de Fomento a Eixos Estratégicos Nacionais, Igor Secundo Dias Bernardes, e pela coordenadora de Avaliação da Pós-Graduação, Priscila Albertasse Dutra da Silva.