Primeira edição pretende contribuir para o aperfeiçoamento e o incremento da divulgação científica no Brasil, o enfrentamento de seus desafios e a consequente valorização, pela sociedade, da ciência brasileira, da comunicação pública da ciência e da educação científica

Entre os dias 27 e 30 de setembro foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica, com o tema “Divulgação Científica e negacionismo em tempos de desinformação”. Organizado pela Acadêmica Agência de Comunicação, o evento recebeu apoio de inúmeras entidades e agências de fomento, entre elas a Academia Brasileira de Ciências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Federação das Sociedade de Biologia Experimental – FeSBE, Instituto Serrapilheira, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor/Unicamp, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, Sociedade Brasileira de Matemática e Sociedade Brasileira de Química.

Com uma intensa programação, o Congresso reuniu mais de cem pesquisadores/as, jornalistas, cientistas e divulgadores/as científicos de diferentes áreas do conhecimento, através de palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos relacionados às reflexões, formação e práticas da divulgação científica no país.

Durante o evento, foram apresentados os aprendizados e legados de pesquisadores, jornalistas e instituições de referência no campo da divulgação científica brasileira em diferentes formatos e, especialmente, foram extensamente debatidos os desafios e as potencialidades da divulgação científica nas novas mídias, com abordagens essenciais sobre linguagens, meios e recepção em comunicação pública da ciência.

Entre os temas mais presentes no decorrer do congresso, naturalmente esteve presente o papel fundamental da divulgação científica como estratégia de promoção da saúde, especialmente no combate à desinformação sobre a pandemia da COVID-19. Foi evidenciada a necessidade de se somar esforços para investir na formação qualificada do jornalismo científico, bem como de professores e professoras para ampliar a abrangência e a efetividade de uma comunicação pública da ciência.

O SoU_Ciência foi apresentado entre os Casos de Estudo pelos professores/as Soraya Smaili, Maria Angélica P. Minhoto e Pedro Arantes, como Centro voltado para os estudos e a divulgação das universidades brasileiras, bem como da pesquisa e extensão realizada nestas instituições em diálogo permanente com a sociedade, com grande potencial para compor e contribuir para a construção de uma rede nacional de divulgação científica em contraposição ao negacionismo e à desinformação.