Soraya Smaili esteve entre os participantes do encontro promovido pelo ITpS, que reuniu grandes nomes da saúde brasileira
Tamres Tavares
No último dia 2 de dezembro, a Prof.ª Soraya Smaili, coordenadora geral do SoU_Ciência, participou do evento promovido pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em São Paulo. Sua presença reforçou o papel da ciência e das universidades no enfrentamento das crises sanitárias e no fortalecimento das políticas públicas de saúde no Brasil.
O encontro reuniu oito ex-ministros da Saúde e a atual ministra, Nísia Trindade Lima, sob o tema Experiências em emergências de Saúde Pública, preparação para novas crises e institucionalidades possíveis, com mediação de Mariângela Simão, diretora-presidente do ITpS. Durante a abertura, Simão destacou: “Deve haver uma política de Estado capaz de fortalecer o sistema de saúde, tornando-o mais preparado para enfrentar futuras emergências em saúde, independentemente das transições de governo”.
Conduzido por Mariângela Simão, o debate contou com presença de ex-ministros e a participação virtual de Nísia Trindade Lima, atual Ministra da Saúde. / Crédito: Divulgação ITpS
Dentre os pontos centrais discutidos destacam-se a criação de uma estrutura federal dedicada exclusivamente ao enfrentamento de emergências sanitárias, o fortalecimento dos laboratórios públicos, a ampliação das campanhas de vacinação e a atualização do marco legal para emergências em saúde, além da valorização da comunicação científica.
A atual Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, apresentou um modelo de resposta baseado em governança e ações coordenadas, enfatizando a necessidade de reconstruir o Sistema Único de Saúde (SUS) após o desmonte de diversos programas nos últimos anos.
Soraya Smaili representou o SoU_Ciência consolidando a conexão entre universidades, saúde pública e ciência. / Crédito: Divulgação ITpS
Soraya Smaili representou o SoU_Ciência ao lado de instituições renomadas como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (Cepedisa/USP) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), reafirmando o compromisso do Centro de Estudos com debates que aproximem ciência, saúde pública e governança. A participação de instituições acadêmicas fortaleceu o diálogo entre especialistas e gestores, apontando para a necessidade de uma integração mais sólida entre ciência e políticas de saúde.