Live faz parte de atividades que celebram o mês da mulher e vai discutir os desafios das mulheres na gestão das nossas universidades

Em celebração ao mês da Mulher, o SoU_Ciência está promovendo um conjunto de atividades até o final deste mês. Nesta quarta-feira, dia 16 de março, às 18h, acontece a live e debate virtual “A gestão das mulheres nas universidades”, que abordará os desafios das mulheres na gestão das universidades federais, diante de incertezas e cenários de dificuldades orçamentárias. A reitoras também irão debater os caminhos para que mais representantes do sexo feminino estejam na ciência, nas universidades e também em cargos políticos e de liderança.

Participam da live as reitoras Marcia Abrahão, da Universidade de Brasília (UnB); Sandra Goulart, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. (UFCSPA); Claudia Marlieri, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Isabela Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Ana Beatriz Oliveira, da Universidade Federal De São Carlos (UFSCar); Joana Guimarães, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Denise Pires de Camargo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A mediação será realizada por Soraya Smaili, farmacêutica, professora titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenadora-geral do Sou_Ciência e ex-reitora da própria Unifesp.

“Será um momento muito prazeroso e importante para o debate e reconhecimento do trabalho realizado por nossas reitoras nas universidades. Além disso, vamos falar sobre o protagonismo feminino nas lutas históricas por equidade de gênero e em defesa dos direitos das mulheres. Sabemos que hoje, por exemplo, mais de 50% dos estudantes na graduação e na pós-graduação são mulheres, mas elas ainda não estão distribuídas de forma igualitária em todas as áreas de conhecimento. Necessitamos de políticas públicas para estimular a presença das mulheres em posições de destaque em nossa sociedade”, comenta Soraya Smaili.

A live e debate virtual “A gestão das mulheres nas universidades”, vai acontecer pelo Canal do Youtube . Faça sua inscrição no canal e receba um alerta sobre o início desta e de outras lives ou vídeos do Sou_Ciência.