Evento terá participações das pesquisadoras Ester Sabino, Esther Solano, Gulnar Azevedo e Nilma Gomes, além da empresária Luiza Helena Trajano

Ao longo da nossa história, o papel da mulher na ciência foi expressivo e as suas contribuições científicas se manifestaram nas mais diversas áreas do conhecimento, mas somente nas últimas décadas essa participação vem se intensificando e ganhando mais espaços em universidades e centros de pesquisas.

Recentemente, um feito notável chamou a atenção do público brasileiro para a participação feminina na ciência: o sequenciamento do novo coronavírus, realizado pelas cientistas Jaqueline Goes e Ester Sabino, da Universidade de São Paulo (USP), que ajudou a destacar a qualidade da produção científica desenvolvida por mulheres em nosso país.

São muitos nomes importantes na agronomia, astrologia, geologia, física, química e na tecnologia, por exemplo. Os avanços promovidos por mulheres nos campos da genética, fisiologia e farmacologia foram imprescindíveis para um maior entendimento sobre o corpo humano, assim como os estudos constantes sobre os microrganismos permitiram o desenvolvimento de novas terapias contra doenças infecciosas.

Na próxima quinta-feira, dia 10 de fevereiro, véspera do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02), o SoU_Ciência vai promover a Live “ Mulheres e Meninas da Ciência: Para que e para quem?”, às 18h, em seu canal do Youtube.

Mediada por Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência , a live abordará a importância e o protagonismo das mulheres na ciência, e vai contar com as participações especialíssimas de Esther Solano, doutora em Ciências Sociais, professora adjunta da Unifesp, e que se destaca em suas pesquisas na área de humanidades; de Gulnar Azevedo, pesquisadora e professora do Instituto de Medicina Social da UERJ e Nilma Gomes, ex-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) -  vencedoras do Prêmio Carolina Bori, que será entregue nesta sexta (11); de Ester Sabino, imunologista, pesquisadora, professora da USP, com longa experiência com estudos de DNA dos vírus da dengue, zika e chikungunya;  e da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, conhecida por sua liderança da sociedade civil e apoiadora da ciência e das mulheres.

Você não pode perder esta LIVE! Convide suas amigas, meninas pesquisadoras ou não, e venha comemorar conosco o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência!