images/imagens/1200x700.png

 Estudo visa levantar e disponibilizar dados sobre o financiamento da ciência no país, em grande parte desenvolvida nas universidades públicas e institutos de pesquisas

O Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PPGPq), acaba de ter aprovado projeto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) junto ao Instituto Serrapilheira. 

Trata-se de um estudo a partir de levantamentos de dados sobre o financiamento das universidades públicas, assim como dos institutos de pesquisas que são os responsáveis por grande parte da ciência brasileira.

O projeto visa levantar e disponibilizar dados sobre o financiamento da ciência no país, com vistas a uma campanha de advocacy das universidades públicas e da pesquisa. O público-alvo será a sociedade de forma geral, o empresariado e políticos, em especial os candidatos ao executivo e legislativo em 2022, sob a insígnia “Desfazendo Mitos” que está sendo utilizada pelo SoU_Ciência.

Estão previstos três levantamentos de dados: 1. Levantamento e análise crítica da série histórica do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com avaliação do impacto dos cortes no investimento que afeta o sistema de C&T; 2. Levantamento da série histórica dos recursos governamentais às unidades básicas de C&T, com avaliação dos cortes orçamentários ocorridos no período, especialmente nos recursos do FNDCT; e 3. Levantamento e análise do papel das Fundações de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo.

“Este projeto faz parte das linhas de pesquisas do SoU_Ciência e vem sendo executado pela nossa equipe. Agora, com o reforço do Serrapilheira, em breve divulgaremos os dados no primeiro painel público que ficará disponível para o trabalho de advocacy” comenta Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência. 

“É necessário discutir e apresentar propostas ao orçamento de 2023, que é discutido em 2022, bem como para os planos para Ciência e Tecnologia de candidatos ao Congresso Nacional, governos dos Estados e candidatos à Presidência nas eleições de 2022”, ressalta Smaili.

O projeto, coordenado por Soraya Smaili e pelas pesquisadoras da Unifesp Maria Angélica Minhoto e Gabriela DeBrèlaz, com contribuição do pesquisador Elbert Macau, também conta com o apoio de outros pesquisadores associados e especialistas de instituições parceiras do SoU_Ciência, entre os quais os professores Nelson Amaral (UFG), Débora Foguel e Carlos Bielschowsky (UFRJ), e Odir Dellagostin (UFPEL e Confap). Participaram, ainda, pesquisadores do SoU_Ciência, entre eles Mariana Moura.

“Os dados serão validados por diversas instituições e teremos uma estratégia especializada de comunicação social junto à sociedade com o intuito de esclarecê-la sobre os cortes nos investimentos e os prejuízos decorrentes deles para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e formação de pessoal no país”, finaliza Soraya.