Trabalho intenso das instituições durante a pandemia, mesmo com escassez total de recursos, mostra mais uma vez toda a sua força à disposição da sociedade

O Blog SoU_Ciência da Folha traz, nesta semana, o tema “Tecnologias pró-vida contra a necropolítica”, destacando o intenso trabalho realizado por universidades federais em todas as regiões do país, no desenvolvimento de tecnologias capazes de auxiliar no combate à pandemia e cumprir com sua missão de entrega à sociedade. Tudo isso, diante do desafio de sobreviver com uma queda de 90% nos recursos de investimentos.

Mesmo sem ter como ampliar ou modernizar laboratórios e centros de pesquisa, as universidades federais deram inúmeros exemplos no desenvolvimento de tecnologias que impactaram positivamente no combate à pandemia. Foram softwares e aplicativos para finalidades diversas, produção e reparo de equipamentos hospitalares e de proteção individual (EPIs) para profissionais na linha de frente e para a população em geral, além de laboratórios de engenharias mobilizados para a produção de vários insumos, como máscaras, protetores faciais, capacetes de ventilação não invasiva e sondas. Iniciativas que vieram de instituições do Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, com o propósito de garantir o direito à vida.

Veja aqui o novo artigo do Blog SoU_Ciência da Folha.

Ilustração: Meyrele Nascimento / SoU_Ciência