images/imagens/1200x700.png

Notice: Undefined variable: js_vName in /var/www/clients/client0/web140/web/plugins/content/jsmetatags/jsmetatags.php on line 65

 

Novo prêmio teve quase 2 mil inscrições e busca valorizar a produção acadêmica feita no formato de livros. 

Instituído em 1958, o Prêmio Jabuti consagra-se atualmente como a maior distinção literária do Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio anual ganhou uma nova versão, voltada para celebrar as contribuições nas áreas científicas, técnicas e profissionais do Brasil: o Jabuti Acadêmico. A cerimônia que anunciou os vencedores da primeira edição do prêmio aconteceu no dia 6 de agosto, ampliando a visibilidade, a valorização e a representação da produção acadêmica brasileira. 

“É um prêmio separado do já consagrado Prêmio Jabuti, especificamente para obras científicas, técnicas e profissionais que estavam na realidade sub-representadas no prêmio que já tem uma consolidação na sociedade e no mercado brasileiro”, explica Marcelo Knobel, professor de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador associado do SoU_Ciência e curador do prêmio.

rpf jabuti academico 1140b

Foto:  Maria Comuniqueira

Com quase duas mil obras inscritas na primeira edição, o Jabuti Acadêmico foi considerado um sucesso por seus organizadores. “É importante detalhar que essas duas mil obras foram publicadas apenas em 2023, então houve já uma aposta das editoras e dos autores para essa nova premiação”, destaca Knobel. Por valorizar a produção acadêmica no formato de livro, a premiação acaba por possibilitar, também, a difusão do conhecimento que antes não tinha tanta visibilidade em outras premiações já existentes no país. “Acho que essa premiação também preencheu uma lacuna importante de valorizar essa atividade na forma de livros”, completa o curador. 

Ao associar as produções acadêmicas ao nome de um já consagrado e reconhecido prêmio no país, o Jabuti Acadêmico ajuda a dar visibilidade à vasta produção científica nacional, possibilitada também a partir da cobertura midiática que costuma acompanhar a premiação. Para Knobel, essa valorização pode fazer com que mais autores busquem a publicação de suas obras. 

“Ou seja, ela valoriza, faz com que a gente tenha uma importante possibilidade de fazer com que mais pessoas se dediquem a esse trabalho, que não é simples. É duro escrever um livro, é muito mais difícil do que escrever um artigo científico, mas o resultado final pode ter a sua valorização adequada, pode ter um impacto para muita gente e realmente pode ter uma visualização muito importante na sociedade de maneira geral”, avalia. 

O Jabuti Acadêmico

Apesar de compartilharem uma base comum, o Prêmio Jabuti e o Jabuti Acadêmico divergem em suas abordagens. O Jabuti Acadêmico concentra-se exclusivamente em obras acadêmicas, científicas e profissionais, e está organizado em dois eixos principais — Ciência e Cultura e Prêmios Especiais —, totalizando 29 categorias específicas. 

Os autores premiados foram homenageados com a estatueta durante uma cerimônia especial e receberam um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil