Levantamento do SoU_Ciência em parceria com Idea Big Data aponta crescimento da procura de informações em sites confiáveis

Veja aqui matéria completa com infográficos

As fake news têm se configurado como um processo de propagação de notícias falsas e que acabam ganhando grande repercussão na internet, com o compartilhamento de mensagens e publicações nas redes sociais, indiscriminadamente. Durante a pandemia de Covid-19, esse tipo de fenômeno levou muitas pessoas a atitudes equivocadas, como a ingestão de medicamentos sem prescrição médica, com o intuito de se prevenirem do vírus, mesmo sem haver qualquer comprovação científica.

Diante desse contexto de informações falsas ou desencontradas, porém, uma análise preliminar do levantamento do centro SoU_Ciência traz uma animadora revelação: 32,1% da população brasileira tem o hábito de pesquisar em sites de universidades e institutos de pesquisa, em busca de notícias mais confiáveis. O levantamento revela ainda que os artigos científicos são o segundo formato mais procurado como meio de informação acerca da pandemia do coronavírus (39,8%) - ficando atrás somente dos telejornais.

Entretanto, mesmo com o crescimento da procura de informações em sites confiáveis, ainda há uma grande parcela da população que depende dos veículos de comunicação e das redes sociais para se informar: a busca por artigos científicos está em torno de 59% entre os mais ricos, enquanto na população que se encontra em vulnerabilidade socioeconômica esse número despenca para 24%. A diferença também se reflete no quesito escolaridade, figurando como alternativa para apenas 22,8% das pessoas que cursaram o ensino fundamental e 59,1% para as que concluíram o ensino superior.

Esses dados são fundamentais para se debater a comunicação e difusão da ciência, no desafio de encontrar a melhor maneira de se chegar à população de menor escolaridade e de menor renda, com qualidade da informação e linguagem apropriada.

O SoU_Ciência apresentará mais informações sobre esta pesquisa. Aqui, a sociedade fala e nós direcionamos os estudos e as propostas para as políticas públicas.

* Levantamento realizado pelo Centro SoU_Ciência, em parceria com o Maurício Moura (George Washington University) e Instituto Idea Big Data. A pesquisa envolveu 1.248 entrevistas, entre 2 e 5 de agosto, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, residentes em todas as regiões do Brasil. A amostragem foi feita por cotas segundo perfis da Pnad 2018 e do Censo 2010, realizada via inquérito telefônico a partir de uma central CATI e possui grau de confiança igual a 95%, com margem de erro máxima de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.