Pesquisa revela valorização e reconhecimento da sociedade, no caminho contrário do governo

O Centro de Estudos SoU_Ciência realizou, em agosto, uma pesquisa de opinião pública para compreender como a ciência, as universidades públicas e o SUS são vistos pela população em seus diversos segmentos: por gênero, raça/cor, idade, região, tipo de município, religião, renda familiar e nível de escolaridade – cruzando também com a posição política do entrevistado: avaliação do governo federal e apoio ou não a Bolsonaro.

O levantamento foi realizado pelo Centro SoU_Ciência em parceria com o Maurício Moura (George Washington University) e Instituto Idea Big Data. A pesquisa envolveu 1.248 entrevistas, entre 2 e 5 de agosto, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, residentes em todas as regiões do Brasil. A amostragem foi feita por cotas segundo perfis da Pnad 2018 e do Censo 2010, realizada via Inquérito telefônico a partir de uma central CATI e possui grau de confiança igual a 95%, com margem de erro máxima de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos próximos dias, apresentaremos em nosso site e nas redes sociais nove notícias sobre diversos temas da pesquisa com as posições estratificadas pelos diferentes segmentos sociais, de renda e posições políticas. Serão abordadas questões sobre aumento do apoio ao SUS, Ciência e Universidades em função da pandemia, meios de comunicação utilizados para procurar informação confiável, formatos desejados para receber informação em saúde e ciência, apoio ao financiamento ou cortes no orçamento da ciência e educação superior, defesa ou não da retomada da expansão das universidades públicas, além de defesa ou não da renovação da política de cotas para ingresso no ensino superior público.

A coordenadora do SoU_Ciência, Profa. Soraya Smaili, conta que “a parceria com o Maurício e o Ideia já vem de antes, quando foram realizadas pesquisas pela reitoria da Unifesp sobre a percepção das universidades pela opinião pública. A novidade agora é entender como essa percepção ocorre na pandemia, ampliando o escopo das perguntas para a percepção da ciência, do SUS e dos meios de comunicação para acesso à informação confiável sobre saúde e ciência”.

Segundo Soraya, “o levantamento tem revelado dados interessantíssimos, que estão sendo aprofundados pelos pesquisadores e bolsistas do SoU_Ciência com a análise de micro dados e georreferenciamento por município. Em breve, teremos um mapa importante do apoio à ciência, e também do negacionismo, por faixas de renda, escolaridade, religião, raça, local e apoio ou não ao governo. O objetivo é trazer mais elementos para compreendermos como a pandemia está mudando a relação da sociedade com a ciência e as universidades, com a busca de informação confiável, e onde estão os segmentos que precisam receber mais atenção no nosso diálogo”.

"Os resultados da pesquisa serão divulgados na coluna "Sociedade Fala" do SoU_Ciência e nas nossas redes"