Nova rede óptica permitirá compartilhamento de dados e materiais entre instituições

Uma rede de fibra óptica de alta velocidade lançada no último dia 29 de setembro vai interligar oito universidades entre si e instituições fora do país. A notícia, divulgada pela Fapesp, anima produtores de ciência das instituições envolvidas, uma vez que essa nova rede, batizada de Backbone SP, permitirá o compartilhamento de dados científicos e materiais didáticos, além da realização de processamento computacional de alto desempenho.

De acordo com a reportagem da Fapesp, o Backbone SP conectará as universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal de São Paulo (Unifesp), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal do ABC (UFABC), Presbiteriana Mackenzie e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a uma velocidade de 100 gigabits por segundo, com possibilidade de ser ainda mais ampliada.

A notícia completa pode ser acessada neste link.