Bate-papo virtual marca lançamento da primeira edição da revista Ciência e Cultura, que tem como tema “Universidade do Futuro no Brasil”

Nesta quarta, 22, às 16h30, o lançamento da primeira edição de 2023 da revista Ciência & Cultura será marcado pelo evento online “Qual a Universidade que o Brasil precisa?”, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Gratuito e aberto ao público, o bate-papo virtual tratará de temas como políticas afirmativas e a democratização do acesso e permanência na universidade, planejamento curricular e avaliação educacional, universidade do futuro e diálogo permanente com a sociedade.

Participarão do evento Joaze Bernardino Costa, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Malvina Tuttman, Chefe do Departamento de Didática do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Fernanda Sobral, professora emérita do Instituto de Ciências Sociais da UnB e vice-presidente da SBPC. A moderação ficará com Naomar de Almeida Filho, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, e Soraya S. Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência). Almeida Filho e Smaili também são os editores científicos desta edição da Ciência & Cultura.

O evento acontece num momento em que, embora a expansão das universidades públicas brasileiras tenha acontecido, com novos campi e opções de curso, o que também trouxe a ampliação do número de vagas, ainda existe um longo caminho a ser percorrido em busca da democratização do ensino superior no país.

Para Soraya Smaili, “nada mais apropriado do que discutirmos a universidade do futuro na revista e neste evento. É realmente importante no ano de 2023, neste início de reconstrução, para podermos de fato resgatar os valores mais elevados de nossas universidades, ao mesmo tempo, pensando as propostas paras os novos caminhos e para todo o potencial que temos de contribuição para a sociedade brasileira”.

Serviço:

Bate-papo online “Qual a Universidade que o Brasil precisa?”

Quando: Quarta, 22, às 16h30

Transmissão: canal da SBPC no YouTube