Governo anuncia verbas para recomposição orçamentária

Na última quarta, 19, universidades e institutos federais de educação receberam com motivação e esperança o anúncio do governo de R$ 2,44 bilhões na recomposição orçamentária dessas instituições. Parte dos recursos são para os gastos discricionários e parte para obras.

Outra notícia boa para essas instituições foi a informação da ministra do Planejamento, Simone Tebet, de que em 2023 não haverá bloqueios de recursos para a área da educação, algo que se repetiu nos últimos anos e que causava enormes estragos na execução dos planejamentos realizados pelas universidades e institutos federais.

O SoU_Ciência acompanha a luta das universidades federais pela sobrevivência. Um levantamento feito pelo centro em parceria com o Instituto Serrapilheira revelou a queda dos recursos a elas destinados. Verbas de custeio caíram 45% e de investimento despencaram 50% entre os anos de 2019 e 2022, o que impactou diretamente em várias atividades de formação, pesquisa e extensão. (Veja mais aqui)

Depois de um período de tantos cortes e contingenciamentos, o anúncio de alocação de mais recursos para essa área da educação é visto como um sinal positivo, um início de caminho para a reconstrução das instituições de ensino públicas do país.