Outorga reconhece o intenso trabalho do líder indígena na defesa dos povos originários, do meio ambiente e dos direitos humanos

Em sessão solene ocorrida nesta quarta, 15, Davi Kopenawa, pensador, líder político e xamã do povo Yanomami recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Kopenawa representa uma das lideranças intelectuais, políticas e espirituais mais importantes no panorama contemporâneo de defesa dos povos originários, do meio ambiente, da diversidade cultural e dos direitos humanos.

Além de líder político e xamã do povo Yanomami, Davi Kopenawa é presidente da Hutukara Associação Yanomami, ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica, escritor, roteirista, produtor cultural, palestrante, ganhador de grande número de prêmios nacionais e internacionais e membro da Academia Brasileira de Ciências. É autor da obra” A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami”, em coautoria com o antropólogo Bruce Albert, amplamente celebrada pela comunidade antropológica internacional, tendo sido publicada originalmente em francês, em 2011, e traduzida ao inglês, português e italiano. O livro também deve ganhar versões em alemão, espanhol e coreano.

No âmbito audiovisual, Kopenawa participou como roteirista e ator do filme “A Última Floresta”, de Luis Bolognesi, lançado em março de 2021 e vencedor de diversos prêmios, entre eles o prêmio Platino 2022 de melhor documentário, considerado o “Oscar Latino”.

Presente na cerimônia da outorga do título, Soraya Smaili, coordenadora do SoU_Ciência e reitora da Unifesp na gestão 2013 – 2021, destacou a relevância do momento. “Estamos muito felizes com a homenagem feita para essa grande liderança que é Davi Kopenawa e honrados por ele ter aceito o título de doutor honoris causa dessa instituição”.

soraya kopenawa

Cerimônia de outorga de título doutor honoris causa para Davi Kopenawa

Este é o primeiro título honorífico concedido pela universidade e faz parte de um processo de busca por diálogos e descolonização de saberes em andamento na instituição, que incluiu a criação da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e Não Hegemônicos, em 2016, e a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, em 2020, com foco na área socioambiental.

O processo de concessão do título de doutor honoris causa à Davi Kopenawa teve início em 2021, e contou com centenas de assinaturas de apoio de docentes, técnicos(as) e estudantes da instituição.

“Esse primeiro título honorífico é o resultado de um trabalho de institucionalização que vem sendo realizado na universidade há alguns anos. Teve início com as nossas gestões e agora se concretiza. É um importante processo para a instituição, pois reconhece saberes fundamentais e demonstra para a sociedade que a universidade brasileira está se abrindo e está em linha com o tempo presente. A concessão de um título tão significativo para alguém de extrema relevância como é Davi Kopenawa, com toda a sua dedicação em defesa da vida, vem para enaltecer a universidade, seus valores para além de sua função social”, ressaltou Soraya.

Fotos: Alex Reipert/DCI-Unifesp