Painel libera para toda a sociedade microdados do Enade e do Censo da Educação Superior inviabilizados pelo Inep no início de 2022

O centro SoU_Ciência divulga nesta sexta-feira (29/07) os resultados das pesquisas do Painel “Expansão do Ensino Superior Privado”, que teve como um de seus objetivos analisar como se deu a expansão do ensino superior privado no país entre os anos de 2000 a 2020, quando as matrículas saltaram de 1,81 para 6,72 milhões.

As análises dos pesquisadores do SoU_Ciência evidenciaram processos avançados de mercantilização e de cartelização da educação superior privada no país, com base nas políticas de expansão implementadas desde meados dos anos de 1990. De acordo com os pesquisadores, parte importante do ensino superior mostra-se colonizado pelos interesses dos mercados e alheio aos propósitos de formação e de produção de conhecimento, ciência e tecnologia que beneficiem o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil.

Este painel também dará acesso aos microdados do Enade e do Censo da Educação Superior (Censo) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que compreendem o período entre 2009 e 2019. Tais informações tiveram o livre acesso inviabilizado pelo Inep no início de 2022, mas haviam sido salvas anteriormente em arquivos locais pelo SoU_Ciência, e agora estão disponíveis para a população.

Ele também vai oferecer informações importantes aos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior e que podem auxiliar na sua escolha, como, por exemplo, as notas dos cursos no Enade e os índices de permanência/evasão dos cursos.

A apresentação do painel será feita nesta sexta (29), às 16 horas, Canal no Youtube do Sou_Ciência.