nota pesar2Expressamos nosso imenso pesar pelo falecimento do Professor Oswaldo Luiz Alves, ocorrido neste dia 10/07/21. Professor Titular do Instituto de Química da Universidade de Campinas, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e condecorado com a Ordem do Mérito Científico, Professor Oswaldo Alves foi um destaque de sua geração e influenciou pesquisadores e cientistas com seus estudos e sua disposição para a comunicação.

Recentemente, e para a nossa honra, aceitou compor o Comitê Científico do recém criado Centro de Estudos SOU_CIÊNCIA, lançado no dia 8 de Julho de 2021. Na ocasião, quando também foi celebrado o dia Nacional da Ciência e do Pesquisador(a), o Professor Oswaldo L. Alves proferiu palestra sobre um levantamento de dados realizado por ele de maneira dedicada e primorosa, a respeito do papel da Universidade durante a pandemia do coronavírus.

Professor Oswaldo nos brindou com uma fala de elevado conteúdo científico, apresentada de maneira clara e emocionada. Um brinde à Ciência, feito pelo querido Professor, à qual ele se dedicou por toda uma vida, fazendo contribuições relevantes na área da Química, especialmente da nanotecnologia. Tinha muita habilidade de falar sobre este e outros temas da Ciência de uma maneira acessível e foi incansável na divulgação científica.

O legado que ele nos deixa é enorme e neste sentido, nós do SOU_CIENCIA, trabalharemos muito para fazer jus ao que nos deixou. Queremos também expressar, que sempre lembraremos dele nesta posição de alegria e emoção por participar da Ciência e por levar a Ciência de nosso país a todos os lugares.

Nossa solidariedade e um abraço a todos os amigos e familiares,

SOU_CIÊNCIA, Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência