SOU_CIENCIA Lamenta o falecimento do Professor Roberto Romano e do Cientista Marco Antonio Raupp

notapesarEsta semana perdemos o intelectual e filósofo Roberto Romano, Professor da Unicamp e o físico e cientista Marco Antonio Raupp. O SOU_CIENCIA lamenta profundamente a perda destes dois importantes pesquisadores, que sempre atuaram pelo desenvolvimento do pensamento e do conhecimento.

Professor Roberto Romano, filósofo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Filosofia pela École des hautes études en sciences sociales, de Paris, foi arguto pensador da realidade social, política e histórica do Brasil, referência na defesa dos direitos humanos e da educação pública e nos temas da ética, democracia e ciência política. Preso e torturado, no final de 1969, durante a ditadura militar, presidiu na década de 1990 a Comissão de Perícia da Unicamp, que analisou parte das ossadas de Perus, em São Paulo, usado como cemitério clandestino para enterrar adversários da ditadura militar. Passou parte importante da vida combatendo a violência e mostrando que a boa análise e a compreensão do tempo presente são indissociáveis do conhecimento sobre o passado.

Professor Marco Antonio Raupp, fisico pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em matemática pela Universidade de Chicago, teve uma longa e brilhante carreira como pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Foi diretor-geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec). Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB). Foi presidente da SBPC e foi grande entusiasta e incentivador do Instituto de Ciencia e Tecnologia da Unifesp, cujo campus está no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Por suas contribuições à Ciência brasileira, recebeu o título da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira/FAB; Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil/Brasília; Medalha de Pacificador, do Exército Brasileiro/EB; Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores/MRE; e Medalha da Inconfidência, do Governo no Estado de Minas Gerais/Ouro Preto.

O SOU_CIÊNCIA se solidariza com todos os amigos e familiares, com a certeza de que a memória do muito que fizeram, permanecerá entre os que atuam pelas nossas universidades e pela ciência.