A suspensão da avaliação gera grande insegurança aos procedimentos, bem como ao próprio sistema de Pós-Graduação em nosso país

Maria Angelica P. Minhoto, Pedro F. Arante e Soraya Smaili*

O Centro SoU_Ciência tomou conhecimento da decisão da Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro que determinou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a suspensão “imediata da avaliação dos programas de pós-graduação em andamento”. Entendemos que, neste momento, a suspensão da avaliação gera grande insegurança aos procedimentos, bem como ao próprio sistema de Pós-Graduação em nosso país e que está intrinsecamente ligado à Capes.

A Capes é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação e que atua há mais de 70 anos para o para o avanço da Pós-Graduação (PG) em nosso país. Este sistema é o lugar de maior formação de pesquisadores, bem como do desenvolvimento da pesquisa e da ciência. A manutenção e estabilidade da Capes é uma garantia para a formação de pesquisadores e para a manutenção da ciência brasileira.

Salientamos que a judicialização prejudica a Capes e o sistema de PG duramente construído ao longo de décadas. Os fatos atuais refletem o descaso do atual governo com a Educação Superior, bem como com a estabilidade do sistema, tendo nas diretorias da Capes, profissionais que não têm conhecimento ou possibilidade de conduzir o processo de avaliação, além do enorme corte orçamentário que vem sofrendo nos últimos 3 anos.

O SoU_Ciência se posiciona contrariamente aos cortes na Capes, bem como o desmonte da sua estrutura e solicita o reestabelecimento dos processos de avaliação, que devem ser reformulados e conduzidos por nossas próprias universidades e regulados por organismos que considerem as premissas da atividade acadêmica segundo o padrão único de qualidade. Entendemos que nossas universidades e o sistema de PG e Pesquisa, desenvolvem papel estratégico para a nação, tanto na produção do conhecimento, como no desenvolvimento do país e por isso, devem ser apoiados e reestabelecidos.

*Professores da Unifesp e Coordenadores do SoU_Ciência