O Brasil aumentou o número de estudantes no ensino superior nos últimos 30 anos, mas será que isso foi feito da melhor forma?
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Como tem sido a expansão do ensino superior no país?
O ensino superior no país teve forte expansão nos últimos 30 anos.
Um dado excelente!
Em 1995 estávamos em um patamar
de oferta abaixo do restante da
América Latina e muito distante dos
países desenvolvidos.
Hoje estamos em um patamar
parecido com a média latino-
americana e mais próximo
dos países de renda per
capita mais alta.
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Como tem sido a expansão do ensino superior no país?
No Brasil, ao contrário da maioria dos países
desenvolvidos, a maior parte das matrículas do
ensino superior estão em instituições privadas
Matrículas em instituições privadas no mundo
mapa interativo
Dos 65 países com este tipo de dado na UNESCO para 2019,
apenas Japão, Israel, Coreia e Chile tinham maior participação
que o Brasil no total de matrículas das particulares.
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Onde está a maior parte dos alunos de pós-graduação e a grande maioria das pesquisas no Brasil?
No Brasil 82% dos alunos de pós-graduação e a grande
maioria da pesquisa estão em instituições públicas.
Porém, apenas
14%
dos ingressantes na
graduação em 2020
começaram o curso
nas públicas
Por que isso acontece?
Porque, ao contrário de EUA e Europa, no Brasil
a grande maioria dos estudantes entram em
instituições privadas
Ao mesmo tempo, a esmagadora maioria da pesquisa
do país é desenvolvida em universidades públicas.
Apenas
8%
dos docentes que atuam
na pós-graduação estão
em instituições privadas
Por que isto não ocorre nos EUA e na Europa?
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Como é a participação de IES privadas com fins lucrativos no país?
de estudantes de graduação
matriculados nas instituições
privadas com fins lucrativos
Isso não ocorre nos EUA, por exemplo,
onde elas respondem por menos de 8% da oferta total de vagas.
Conclusões do Senado dos EUA sobre as
instituições privadas com fins lucrativos
Quando esse país registrou um surto de crescimento das vagas
em privadas com fins lucrativos,
entre 2006 e 2012, a sociedade se
mobilizou e houve até investigação especial no
Senado, que recomendou mudanças nas políticas do setor
para frear esse movimento.
Entre os ingressantes em
cursos de 2 anos na época,
63%
não chegaram ao diploma
“As Instituições com fins lucrativos
são de propriedade e operadas por
empresas. Como qualquer negócio,
eles são, em última análise,
responsáveis por lei pelos retornos
que produzem para os acionistas.
Documentos indicam que o
processo de recrutamento em
empresas de educação com fins
lucrativos é essencialmente um
processo de vendas, a demanda
dos investidores pelo crescimento
da receita está satisfeita ao
matricular um fluxo constante de
novos alunos matriculados”
A grande maioria desses
estudantes saiu com dívidas de
empréstimo estudantil que
podem segui-los ao longo de suas
vidas, criando um fardo financeiro
de que é extremamente difícil – às
vezes, impossível – escapar.
Estudantes que frequentavam
faculdades com fins lucrativos
eram mais propensos a
experimentar o desemprego
depois de deixar a faculdade.
O que é ruim para os EUA é bom para o Brasil?
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Qual o futuro que estamos projetando para nosso país?
No Brasil, 7 de cada 10 estudantes do ensino superior ingressaram
em instituições privadas com fins lucrativos, a grande maioria em
cursos de EaD com altas taxas de abandono e baixos resultados no
Enade, que é o exame que avalia quem está se formando.
Não é isto que ocorre com os países desenvolvidos...
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Faça o download do relatório completo
O Relatório visa democratizar o acesso a informações pouco
conhecidas e divulgadas sobre o histórico da expansão, a
sua configuração atual e as consequências das políticas para o
futuro do Brasil.
Para promover e alimentar o diálogo permanente com a
sociedade, difundindo dados e análises sobre as recentes
Políticas de Expansão da Educação Superior brasileira, com foco
nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas,
disponibilizamos o relatório completo para download.
Para download do relatório, clique na imagem ao lado ou
preencha o formulário abaixo.
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