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Metodologia

Informações detalhadas e disponibilizadas por
bancos de dados públicos
são essenciais para que
tenhamos uma base de referência sólida e
possamos de fato conhecer a realidade de um país.

Para isso, a pesquisa sobre a expansão da educação superior privada entre 2000 e 2020, apresentada à sociedade pelo Sou Ciência, utilizou microdados do Censo da Educação
Superior e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
(Enade). Os
levantamentos são organizados pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC)
responsável pela produção de dados e estudos sobre a educação brasileira.

Como houve uma mudança na disponibilidade pública dos dados pelo Inep em 2022, os
dados do Censo foram tratados e trabalhados até 2019 e os do Enade até 2020. Depois, a
partir de análises estatísticas descritivas e correlações, foram mapeadas as características
acadêmicas e condições de oferta das instituições e desempenho dos estudantes no
Enade.

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A partir de dados dos anos anteriores do Censo e de consulta às páginas da internet
das instituições em 2022, as instituições privadas foram classificadas em
confessionais e não- confessionais, ou seja, entre aquelas que têm ou não relação
com igrejas ou outras entidades religiosas.

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O passo seguinte na construção do Painel também se deu a partir das páginas da
internet das instituições, quando foram estabelecidas as diferenças entre fazer ou não
parte de algum grupo financeiro. Foram selecionados os dez maiores grupos
financeiros em número de matrículas em 2020 para a realização das análises comparativas.

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As análises foram construídas, em especial, cruzando dados de matrículas, inscrições, número de docentes, oferta de pós-graduação, titulação docente, modalidade de
oferta (presencial ou à distância), localização geográfica (dimensão territorial da expansão) e o pertencimento a uma das categorias indicadas acima (confessionais ou não; pertencentes aos 10 maiores grupos ou não).

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Os dados foram analisados em diálogo com a produção bibliográfica da área, considerando as publicações sobre educação superior disponíveis em artigos e teses/ dissertações.