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Pesquisa

O aumento exponencial de matrículas nas universidades particulares ao longo das
últimas duas décadas têm alterado o quadro do ensino superior no país. Este painel,
desenvolvido pelos pesquisadores e técnicos do centro SoU_Ciência, tem como um de
seus objetivos analisar como se deu essa a expansão do ensino superior privado no
país entre os anos de 2000 a 2020, quando as matrículas saltaram de 1,81 para
6,72 milhões.

As análises aqui apresentadas foram norteadas por alguns princípios: 
A Educação é um direito de todas as pessoas. Portanto, os processos que constituem a educação são de interesse geral da população brasileira.

O desenvolvimento econômico e social e a redução das profundas desigualdades são influenciados pelo fortalecimento e democratização do acesso à Educação.

A pesquisa desenvolveu-se no primeiro ano de existência do SoU_Ciência e teve por objeto a análise crítica da expansão da rede privada de Educação Superior, com e sem fins lucrativos, no período citado. A partir de bancos de dado oficiais, como o Censo da Educação Superior, o Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade) e informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), buscou-se compreender o caminho trilhado por esse processo de expansão.

Qual é o papel da expansão do ensino superior privado na qualidade do desenvolvimento da educação superior?

As análises evidenciaram processos bem avançados de mercantilização e de cartelização da educação superior privada no país, com base nas políticas de expansão implementadas desde meados dos anos de 1990. Parte importante do ensino superior mostra-se marcado pelos interesses dos mercados e alheio aos propósitos de formação e de produção de conhecimento, ciência e tecnologia que beneficiem o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil.

Esse painel também dá acesso aos microdados do Enade, e do Censo da Educação Superior (Censo) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que compreendem o período entre 2009 e 2019. Tais informações tiveram o livre acesso inviabilizado pelo Inep no início de 2022, mas haviam sido salvas anteriormente em arquivos locais pelo Sou_Ciência, e agora estão disponíveis para a população.

Qual a relação da faculdade/universidade que pretendo me matricular/estou matriculada/o com a expansão do ensino superior? Os dados mostram que a instituição está comprometida com a qualidade do ensino?

O Painel também oferece informações importantes aos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior que auxiliam na sua escolha, como, por exemplo, as notas dos cursos no Enade e os índices de permanência/evasão dos cursos.

Finalmente, é importante destacar que esses dados foram trabalhados por técnicos e pesquisadores do centro de estudos, visando compatibilizar variáveis que se modificaram ao longo dos anos. Para impedir que o acesso gerasse qualquer tipo de prejuízo a pessoas, no espírito da Lei Geral de Proteção a Dados os dados de alunos e docentes foram pseudoanonimizados. No caso dos microdados de cursos, docentes e Instituições, os dados da série histórica foram agrupados em um só arquivo, facilitando sobremaneira a pesquisa na área.