Cerca de 500 pessoas acompanharam a mesa de forma online e de forma ativa pelo chat

Nesta sexta (23/06) a coordenadora geral do SoU_Ciência, professora Soraya Smaili, mediou a mesa "Reconstrução da Ciência: o que precisamos?” do Congresso Acadêmico 2023 da Unifesp - Universidade na (re)construção da Nação, evento gratuito e híbrido, que começou no dia 19 e termina hoje, e está reunindo a comunidade acadêmica para a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos na Unifesp, com palestras temáticas, sessões científicas e apresentações artísticas.  Ao todo, foram mais de 2 mil trabalhos submetidos, que são realizados nos programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da universidade.

A mesa foi proposta pelo SoU_Ciência, que fez parte de importante processo de diagnóstico da situação na ciência, tecnologia e educação com o governo federal, participando ativamente dos Grupos de Trabalho com diversas figuras públicas importantes no setor no período de transição do Governo Lula. Parte do diagnóstico apresentado foi reunido no painel "Financiamento da Ciência e Tecnologia”, que revelou dados sobre o financiamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas, responsáveis por grande parte da ciência brasileira.

“O financiamento da Ciência e da Tecnologia é um dos pontos de maior importância nesse momento para que tenhamos, de fato, a reconstrução do sistema, a reconstrução do que é necessário para retomar o que o que foi interrompido em termos de projetos de pesquisa. E, ao mesmo tempo, precisamos deste financiamento para alavancar e incentivar o setor produtivo, o empresariado, para a os investimentos em ciência e tecnologia e o desenvolvimento de novas tecnologias de inovação, tanto tecnológica, quanto social”, explicou Soraya Smaili.

A mesa contou com as participações de Celso Pansera, presidente da FINEP,  financiadora de estudos e projetos fundamentais, tanto para o financiamento público, quanto para o financiamento de empresas na geração de conhecimento, no desenvolvimento da ciência e da tecnologia; da deputada federal Luiza Canziani, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia; de Sabine Riguetti, que possui amplo conhecimento dos indicadores da Educação e do sistema de Ciência no nosso país; e de Gianna Sagazio, representante da Confederação Nacional da Indústria, que é fundamental para essa interface entre o que é produzido na ciência e o que é transformado em um bem para a sociedade.

Com cerca de 500 participantes online, a Mesa "Reconstrução da Ciência: o que precisamos?” debateu a importância dos recursos para o desenvolvimento da Ciência Brasileira e o quanto ela foi “massacrada” durante o Governo Bolsonaro, mesmo numa pandemia de Covid-19, onde o trabalho da Ciência em busca de vacinas foi fundamental.

Celso Pansera falou sobre a importância do Orçamento da Ciência ter ficado fora da regra fiscal e sobre o início da discussões sobre o Plano Plurianual de investimentos do FNCT. “Esperamos a aprovação do Orçamento da Ciência fora da regra fiscal pelos deputados. Assim teremos um horizonte de verbas bem superior ao de anos anteriores. Além disso, o Plano Plurianual de investimentos do FNCT, contarão com mais recursos, estes fundamentais para projetos de inovação e para a ciência”, comentou.

Quer saber mais sobre tudo o que foi dito nesta Mesa? Acesse o link desta Mesa  no Congresso Acadêmico 2023 da Unifesp

Saiba mais sobre os participantes desta mesa:

CELSO PANSERA

Ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Foi Deputado Federal e Diretor do ICTIM. Atualmente é Presidente da FINEP

LUIZA CANZIANI

Deputada Federal e Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

SABINE RIGHETTI

Pesquisadora em jornalismo científico, percepção pública da ciência e da tecnologia, avaliação e indicadores de ciência e de ensino superior. Visitante da Universidade de Michigan e da Universidade de Stanford . Foi Eisenhower Fellow em 2014. É professora e orientadora em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp

GIANNA SAGAZIO

Diretora de Inovação na CNI; Coordenadora Executiva da MEI e da parceria de inovação aberta SOSA. Coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP)

SORAYA SMAILI

Professora Titular de Farmacologia Mestrado, Doutorado e Livre-Docência da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP. Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health, EUA. Foi Reitora da UNIFESP por dois mandatos e Coordenadora do Centro de Estudos (SOU_CIENCIA).

Quer saber mais sobre tudo o que foi dito nesta Mesa? Acesse o link desta Mesa no Congresso Acadêmico 2023 da Unifesp.