Artigo “Painel mostra a mudança no perfil dos estudantes das universidades públicas” já está disponível

Em referência ao lançamento do Painel de Cotas, no dia 13 de maio, pesquisadores do SoU_Ciência refletiram, em seu artigo semanal no site da Folha de S.Paulo, sobre as vantagens para o Ensino Superior brasileiro ter diversidade em seu corpo discente.

O painel mostra dados sobre a adoção de políticas de ações afirmativas em universidades públicas e como, a partir delas, mudança foram geradas, ao longo dos anos, no perfil dos estudantes e da realidade destas instituições.

Apresenta-se também, além dos avanços, as possíveis oportunidades em aberto para estudantes ingressarem nas universidades. “As cotas incluem estudantes pobres, negros e indígenas nas universidades em uma proporção inédita, com destaque para as instituições federais. Contudo, os dados do Painel mostram também que as vagas reservadas a essa população ainda não têm sido completamente preenchidas pelos sujeitos que a elas têm direito”, conta o artigo.

O texto completo pode ser lido no Blog Sou Ciência, no site da Folha de S.Paulo.

O painel Cotas nas Instituições Públicas de Educação Superior também está disponível para acesso.