Participantes aprenderão como acessar e manipular dimensões e medidas das informações acerca do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento Federal (SIOP)

curso

O Centro SoU_Ciência promove, neste mês de setembro, a oficina “Aprendendo a consultar o hipercubo do orçamento do SoU_Ciência”. O objetivo é instruir estudantes, pesquisadores(as) e outras pessoas interessadas a manusear e explorar toda a riqueza de informações contidas no hipercubo OLAP do orçamento das universidades federais, organizado pelo próprio centro.

Quando:

15/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou  14:00 - 17:00

16/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou 14:00 - 17:00

22/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou 14:00 - 17:00

23/09/2022 das 09:00 - 12:00 ou  14:00 - 17:00.

Onde:

Virtual - sala do Google Meet. O link será enviado por email.

Sobreposição estática

O termo OLAP (On-Line Analytical Processing - Processamento Analítico OnLine) representa a possibilidade de se trabalhar os dados, com operadores dimensionais, de forma múltipla e combinada de análise. “A característica principal dos sistemas OLAP é permitir uma visão conceitual multidimensional, algo muito mais útil e profundo do que a visão tabular tradicional, pois ela auxilia efetivamente o(a) pesquisador(a), que poderá verificar tendências nas informações, utilizando dados resumidos, trocando as dimensões de lugar e navegando através de suas hierarquias. Assim, os(as) usuários(as) podem testar suas hipóteses e refletir sobre novas perguntas de pesquisa.”, explica Maria Angélica Minhoto, coordenadora do SoU_Ciência.

Sobreposição estática

Nestas oficinas, os(as) participantes aprenderão a utilizar os cubos OLAP desenvolvidos pelo centro SoU Ciência de forma fácil e amigável diretamente do navegador. Além de uma visão sobre os conceitos e aplicações de cubos OLAP, será dada ênfase na aprendizagem prática através de tutoriais auto-instrucionais e do apoio do instrutor na manipulação dos dados e na solução de dúvidas. O conteúdo estará relacionado ao Hipercubo Orçamento Federal (https://souciencia.unifesp.br/ferramentas/hipercubo), que possui os dados oriundos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento Federal (SIOP).

O(a) aluno(a) aprenderá a acessar o cubo, a manipular dimensões e medidas, a utilizar filtros e criar novas medidas, além de aplicar a correção monetária, salvar e exportar os dados, gerar gráficos e a fazer a edição avançada diretamente no código MDX.

As oficinas têm duração de três horas e poderão ser realizadas nos dias 15, 16, 22 e 23 de setembro, sempre às 9h ou às17h.

Mais informações e inscrições neste link.