Levantamento do SoU_Ciência em parceria com Idea Big Data revela que a maior parte dos brasileiros é contra os cortes na ciência

Veja aqui matéria completa com infográficos

Os cortes nos recursos destinados à ciência, que vêm sendo feitos desde o ano de 2016, afetaram drasticamente centros de pesquisa e universidades, impactando inclusive em trabalhos relacionados à pandemia de COVID-19. Entre 2016 e 2020, os cortes na área de financiamento à ciência representaram uma perda de R$ 38 bilhões, como discutem em artigo do SoU_Ciência a Profa. Soraya Smaili e o Prof. Pedro Fiori Arantes.

Essa política de cortes, porém, não encontra apoio em grande parcela da sociedade. Em levantamento do SoU_Ciência realizado em parceria com Idea Big Data, a maior parte das pessoas entrevistadas declarou considerar mais importante a crença na ciência do que anteriormente. A pandemia teve papel importante nessa radical mudança de opinião: 69,7% dos entrevistados dizem atualmente dar extrema importância à ciência, revelando um crescimento de 47%.

O maior crescimento se deu na população negra (68,6%) e na classe C (61,7%), o que indica a necessidade de se investigar uma possível relação com o agravamento do impacto da pandemia sobre as desigualdades sociais e raciais observada no último ano.  Vale ainda evidenciar que o maior apoio à ciência é verificado entre as pessoas que desaprovam o governo Bolsonaro, totalizando 78%.

A ampliação do apoio à ciência resulta também em apoio ao financiamento da ciência. Perguntados sobre os cortes recentes no orçamento de ciência e pesquisa no Brasil pelo governo federal, 62,1% dos entrevistados se posicionaram contrários, 29% se declararam indiferentes aos cortes ou dizem não saber o que pensar a respeito.

Mesmo entre apoiadores de Bolsonaro, 38,1% se posicionaram contra os cortes na ciência e apenas 21,3% favoráveis aos cortes. “Essa informação revela que o discurso negacionista e até anticiência disseminado pelo governo não ganha eco mesmo dentro do universo de seus defensores”, ressalta Pedro Fiori Arantes, um dos coordenadores do centro SoU_Ciência.

Entre as pessoas que se declararam indiferentes aos cortes de R$ 38 bilhões ocorridos nos últimos cinco anos, 37% têm escolaridade fundamental e 42% são das classes D e E. Estes dados são relevantes para refletir como fortalecer a comunicação das universidades e instituições de pesquisa com ampla parcela da população para uma melhor compreensão do impacto da ciência brasileira na vida dos cidadãos e, também, a importância do financiamento de pesquisa.

O SoU_Ciência apresentará mais informações sobre esta pesquisa. Aqui, a sociedade fala e nós direcionamos os estudos e as propostas para as políticas públicas.

* Levantamento realizado pelo Centro SoU_Ciência, em parceria com Maurício Moura (George Washington University) e Instituto Idea Big Data. A pesquisa envolveu 1.248 entrevistas, entre 2 e 5 de agosto, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, residentes em todas as regiões do Brasil. A amostragem foi feita por cotas segundo perfis da Pnad 2018 e do Censo 2010, realizada via inquérito telefônico a partir de uma central CATI e possui grau de confiança igual a 95%, com margem de erro máxima de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.