Dessa vez, avaliação da revista britânica Quacquarelli Symonds lista 9 universidades brasileiras na lista das 10 com mais pesquisa na América Latina

Depois dos Rankings de Xangai e da consultoria britânica Times Higher Education (THE), agora é a vez do Ranking QS (Quacquarelli Symonds), uma das mais conceituadas avaliações de educação superior, da revista britânica que leva o mesmo nome, dar destaque para as universidades públicas do Brasil. Afinal, o país aparece com nove das dez universidades com maior produção científica da América Latina. Do total de 428 instituições de ensino superior avaliadas em 20 países, 98 são brasileiras, o que novamente ressalta a qualidade existente em nossa educação.

O Ranking QS, divulgado nesta quinta, 22, avalia que as instituições de ensino superior brasileiras têm "alto grau de estabilidade". Mesmo vivendo tempos de política de cortes do orçamento, 23 universidades tiveram melhora de posição, 24 diminuíram e 47 permaneceram estáveis no último ano.

No ranking geral latino-americano, a Universidade de São Paulo (USP) aparece em segundo lugar, perdendo apenas para a Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em 5º lugar no ranking geral, subindo duas posições na comparação com a edição anterior do QS. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) figuram em 8º, 11º e 16º lugares, respectivamente. A Universidade Federal de São Paulo figura na 28ª posição.

No quesito produção científica, as universidades brasileiras dominam o volume na América Latina, com o pódio formado por USP, Unicamp e Unesp.

O ranking completo pode ser acessado no site da Quacquarelli Symonds.

O destaque dado às universidades públicas brasileiras em outros rankings pode ser visto nesta matéria feita pelo SoU_Ciência.