Ranking de Xangai lista 21 instituições públicas brasileiras; em julho, outro indicador trazia sete universidades brasileiras na lista das dez melhores da América Latina

Na última segunda, 15, as universidades brasileiras mais uma vez ganharam destaque internacional. Dessa vez, foi com o Ranking de Xangai, elaborado desde 2013 pela Shanghai Ranking Consultancy, uma instituição independente que avalia e elenca as melhores instituições de ensino superior do mundo. O Brasil aparece com 21 universidades públicas na lista das mil melhores.

A USP lidera as universidades brasileira e figura entre as 101 e 150 melhores universidades. Em seguida, estão a Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unesp, UFPR, UFSCar, Unifesp, Universidade Federal de Viçosa, UFSC, UFF, UNB, UFC, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.

Ao todo, 2.500 universidades foram avaliadas na edição deste ano do ranking. Essa avaliação é feita a partir de seis critérios, como o número de prêmios Nobels e Fields entre os graduados e professores das instituições, além do número de artigos publicados em periódicos de ponta, como a revista Science e a Nature.

Ranking THE

Em julho de 2022, as universidades brasileiras já haviam sido destacadas no ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Nesse indicador o Brasil registrou sete das dez melhores instituições de ensino superior, sendo seis delas públicas.

Os rankings devem ser considerados como importantes ativos de reconhecimento e de dimensão da importância, do impacto e de toda a contribuição prestada pelas instituições de ensino público do país, ainda que estejam com recursos cada vez mais escassos, vivendo tempos de verdadeiro pesadelo orçamentário.