A pandemia revelou ainda mais o papel desempenhado pelas universidades e Institutos Públicos de Pesquisa por meio de diversas frentes de atuação. O tema é apresentado nessa pesquisa,  de Antonio Gomes Souza Filho (UFC) e Oswaldo Luiz Alves (Unicamp).

A crise desencadeada pela Covid-19 revela a capacidade das instituições (Universidades e Institutos de pesquisa) públicas brasileiras de produzir conhecimento e gerar respostas para a sociedade nos mais diversos campos do conhecimento. Toda essa capacidade de resposta tem alicerce no longínquo histórico de formação de recursos humanos e de grupos de pesquisa; e principalmente na expansão em tamanho e complexidade do ambiente de pesquisa nas duas últimas décadas.

Na pesquisa a seguir, Antonio Gomes Souza Filho (UFC) e Oswaldo Luiz Alves (Unicamp) documentaram o papel estratégico e operacional que as Universidades e Institutos Públicos de Pesquisa brasileiros têm desempenhado no enfrentamento da pandemia em diversas frentes de atuação. Para issoDe forma a organizar as iniciativas, dividimos as ações nos sub-tópicos : Suporte Tecnológico, Assistência, Testes de Diagnóstico, Vacinas, Modelagem Epidemiológica, Pesquisa Básica e Ensaios Clínicos.

Você pode ver o estudo na íntegra clicando aqui.