Campanhas de conscientização para grupos de risco/ população em situação de vulnerabilidade
Criação de materiais informativos sobre saúde mental, cartilhas e folhetos
Desenvolvimento de projeto visando a atenção psicossocial durante a pandemia, com a produção da cartilha “Cuide-se: Atenção Psicossocial diante da Pandemia da Covid-19” pelos estudantes do curso de Psicologia.
Produção de série de vídeos informativos sobre prevenção e impactos relacionados à pandemia de Covid-19 - episódios temáticos sobre Saúde Mental.
Criação de protocolos e recomendações de cuidado ao idoso das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), com vistas a sensibilizar governos, mídia e população a partir da atuação do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da universidade. Também compôs grupo multiprofissional de enfrentamento à Covid-19 com participação de vários pesquisadores do Brasil e do exterior.
Produção de materiais com orientações para prevenção da ansiedade e estresse em tempos de pandemia; orientações de saúde mental para estudantes e série de vídeos para auxiliar as famílias de crianças que recebem intervenção comportamental.
Criação da "Rede Interna de Apoio à Qualidade de Vida Estudantil diante da pandemia" para abordar o impacto na saúde mental dos estudantes e com o intuito de divulgar atividades promotoras de saúde que são ofertadas pela universidade, na modalidade à distância, durante esse período de atividades virtuais.
Elaboração de materiais sobre a importância da atividade física para o bem-estar físico e mental, além da relação entre nutrição e saúde.
Criação de projeto de saúde mental dando orientações para a comunidade acadêmica (online/Instagram), com elaboração de publicações e cards, organização de grupos de apoio, com auxílio de psicóloga voluntária e projeto com orientação de docente da área (Campus São Borja).
Produção de materiais informativos sobre Promoção à Saúde, tendo como público alvo os servidores da universidade.
Desenvolvimento do projeto "COLETivizando ideias: ações de acolhimento em tempos de pandemia", com o objetivo de promover ações voltadas aos acadêmicos, professores, servidores técnico-administrativos e público externo da universidade, que ajudassem a amenizar os efeitos de ansiedade, depressão, solidão, dentre outros produzidos pela pandemia. O processo resultou na divulgação nas redes sociais e canais oficiais da instituição de material intitulado "Saúde mental em tempos de coronavírus" e também no livro "Conversando com Mulheres das Letras" (Campus Pato Branco).
Criação de materiais informativos voltados para populações específicas (indígenas, quilombolas e idosos)
Produção de material com orientações para evitar contágio e disseminação da Covid-19 em comunidades quilombolas; Desenvolvimento de projeto de diálogo com povos indígenas diante da realidade do novo coronavírus e construção de mídias sociais para disponibilização de conteúdo relacionado à saúde das pessoas idosas.
Elaboração de cartilhas informativas, com destaque para “Cartilha Virtual em Língua Guarani”, destinada a populações indígenas de MS, veiculada de forma virtual e impressa, enfatizando a importância da vacinação contra a Covid-19 diante da alta rejeição à vacina em comunidades indígenas sul-mato-grossenses.
Promoção do programa de Extensão "Envelhecimento Ativo", que venceu Prêmio Pró-longevidade sendo a iniciativa mais votada na internet.
Atuação voltada para divulgação de informações seguras sobre Covid-19, alimentação e nutrição, para desaldeados indígenas Pataxó Hã-hã-hãe, nos Xakriabá e no município São João das Missões, em MG.
Elaboração de guia de cuidados para entregadores e estabelecimentos comerciais com delivery, e criação de materiais informativos sobre gestão de resíduos sólidos pelo público em situação de risco.
Produção de série de cartilhas com orientações sobre os cuidados necessários para prevenção à doença, voltada para públicos como crianças, indígenas e comunidades ribeirinhas. O material foi traduzido para as línguas Kayapó, Wai Wai e Karipuna e entregue também para etnias da região do Xingu. A universidade também ocupou-se da produção de vídeos informativos em Libras sobre o novo coronavírus para a comunidade surda.
Elaboração de materiais de orientação das medidas de precaução e prevenção individuais e coletivas para comunidades quilombolas e rurais.
Publicação de Cartilha sobre prevenção à Covid-19 voltada para comunidades quilombolas; de cartilha sobre atividades físicas durante isolamento para idosos e produção de áudios com orientações para mototaxistas.
Produção de diversos vídeos informativos sobre a Covid-19 na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), no Campus Araras. Além da tradução de materiais para Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi desenvolvida uma série específica para esse público, com 39 episódios que tiveram mais de 120 mil visualizações.
Produção de material informativo impresso e online sobre a prevenção do Covid-19 para cuidadores de idosos.
Colaboração na produção de cartilhas e podcasts direcionados para a população idosa em parceria com o Governo de Minas Gerais.
Criação de materiais diversos pelos projetos: "Informação sobre estratégias de prevenção e combate à Covid-19" em língua materna para o povo indígena Awa Guajá; "Coronavírus através das mãos: o conhecimento em Libras"; "Pessoas com Deficiência e Covid-19: construção de conhecimento, redes de acompanhamento, cuidado e prevenção".
Formação de agentes populares de saúde para enfrentamento da pandemia em Santos, incluindo a formação de agentes de saúde indígenas.
Confecção de pranchas de Comunicação Alternativa/Aumentativa para apoio ao diagnóstico de Covid-19 em pacientes com deficiência.
Desenvolvimento do projeto de Extensão "Perifa Consciente", visando a conscientização de comunidades em situação de vulnerabilidade de Curitiba sobre cuidados com o Coronavírus, por meio de comunicação popular.
Criação de Materiais Informativos sobre Políticas Sociais e Assistenciais / Cartilhas sobre Auxílio Emergencial / Programas Sociais
Divulgação de cartilha com as principais informações sobre os critérios e procedimentos para receber o auxílio emergencial criada pela Faculdade de Serviço Social.
Contribuição com a divulgação do Programa Cartão Comida Boa, voltado para pessoas residentes em outras cidades do estado, para acesso ao auxílio destinado a compras em mercados cadastrados e distribuídos autonomamente por cada município.
Produção de boletim com detalhamento de ações desenvolvidas para enfrentar a disseminação da pandemia.
Conheça todas as categorias
Conheça todas as categorias