Gerenciamento e planejamento do enfrentamento à Covid-19
Criação de Comissões de Gerenciamento/Enfrentamento
Criação do Comitê de Monitoramento e da Comissão de Proteção e Cuidado.
Criação do Comitê Institucional de Acompanhamento à Pandemia para apoio às ações de Pesquisa, Extensão e Inovação na instituição.
Criação do Comitê de Prevenção e Contenção ao Coronavírus - Covid-19, com cientistas vinculados ao corpo docente da instituição, que orientaram a comunidade acadêmica quanto ao cenário epidemiológico nacional e local, bem como emitiram recomendações pertinentes ao quadro.
Constituição e oficialização do Comitê de Enfretamento à Covid-19, com atuação em ritmo contínuo que busca construir propostas e recomendações para o enfrentamento da pandemia.
Criação do Comitê de Assessoramento do Coronavírus em 19 de março de 2020 por meio da Portaria nº 101/2020. O atuação do Comitê foi estendida em 24 de agosto de 2020, por meio da Portaria nº 180/2020, e atualizada em 06 de dezembro de 2021 através da Portaria nº 202/2021.
Criação do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus em março de 2020, com especialistas de diversos setores para nortear as decisões da Universidade e divulgar informações sobre a doença, assim como ações em relação à epidemia.
Criação do Comitê Operativo de Emergência (COE), da Comissão Operacional de Apoio ao Alojamento para Isolamento Social de Indígenas na Casa do Cursilho e da Comissão Técnica para Diagnóstico Laboratorial da SARS-CoV-2 no Laboratório das Ciências da Saúde (LPCS/UFGD), em parceria com o LACEN-MS. Constituição de Comissão para Estudo da Viabilidade Legal e Técnica da Produção de Álcool 70% na instituição.
Criação do Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta, da Comissão de Infraestrutura e Saúde composta por pró-reitores, diretores de Unidades Acadêmicas, servidores das áreas de infraestrutura, saúde e gestão de pessoas, com representantes do corpo discente e dos sindicatos.
Criação do Comitê Especial de Emergência e da Comissão de Fiscalização Institucional, composta por representantes técnico-administrativos, do trabalho, Núcleo de Saúde, discentes e membros do sindicato de técnicos-administrativos da universidade, com as funções de deliberar e fiscalizar as medidas de biossegurança adotadas no campus para minimizar o risco de disseminação do Sars-CoV-2.
Criação do Comitê Operativo de Emergência de Crise formado por integrantes da gestão superior da universidade e profissionais da saúde, subsidiando as decisões da instituição no tocante às ações de enfrentamento da pandemia.
Instituição do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, com a missão de identificar, promover e articular ações desenvolvidas, e assessorar as decisões adminitrativas e acadêmicas.
Criação do Comitê Operativo de Emergência, com a incumbência de acompanhar e desenvolver diretrizes e planos para o enfrentamento à Covid-19 junto à comunidade universitária.
Instituição do Comitê Técnico de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde Referente ao Coronavírus (COE-UFCSPA), em março de 2020.
Constituição do Grupo de Trabalho para Gerenciamento da Covid-19.
Criação de Comitê Permanente de Crise para monitoramento diário do contexto regional e local da pandemia, e criação de Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento da Covid-19 para monitoramento diário do contexto nacional, regional e outras orientações técnicas.
Criação de Grupo de Trabalho sobre o Novo Coronavírus, composto por pesquisadores das áreas de saúde, administração, comunicação, gestores de Ensino, Pesquisa e Extensão, assim como representantes de dirigentes de unidades e campi, com representação estudantil.
Instituição do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia, para orientar tecnicamente a gestão e conselhos superiores, analisar e propor regulamentos internos, emitir boletins e Notas Técnicas para sociedade. O conteúdo foi encaminhado à mídia e ao poder público, e foi divulgado no site criado pela universidade sobre a Covid-19.
Criação da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, para atuar na prevenção e acompanhamento (ações, programas e projetos) e em medidas de contenção da propagação do vírus. Implementação da Comissão Central de Retomada das Atividades, para emitir instruções normativas, esclarecimentos e assessoria aos diferentes setores, centros e campi, incluindo administração e conselhos superiores. Também houve a criação da Comissão de Assessoramento à Comissão Central de Retomada das Atividades, para auxiliar e executar trabalhos administrativos e gerenciais.
Criação do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19, composto por representação institucional de especialistas da área de saúde, dos segmentos e das unidades administrativas e acadêmicas.
Criação do Gabinete Emergencial de Crise, com objetivo de avaliar e definir ações e rotinas a serem adotadas no âmbito da universidade, relacionadas à prevenção ao contágio e ao enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19. Houve também a criação do Centro Multidisciplinar Coronavírus, com a finalidade de desenvolver ações de orientação, diagnóstico, pesquisa e tratamento de casos da doença na universidade.
Instalação do Comitê Covid-19 para assessorar a gestão da universidade no monitoramento e atualização das recomendações das autoridades sanitárias.
Criação do Comitê de Prevenção ao Coronavírus com a participação de profissionais de diversos setores, pró-reitorias, departamento de Qualidade de Vida, docentes, técnicos e especialistas.
Criação do Comitê Emergencial de Crise - Pandemia Covid-19, formado por representantes das três categorias dos três campi e da reitoria, para analisar, planejar e orientar ações institucionais de acompanhamento, conscientização e prevenção contra o vírus. A frente também é responsável por prover informações atualizadas à comunidade acadêmica sobre a situação de contaminação nos territórios de abrangência da universidade, e elaborar e/ou aprimorar o Plano de Contingência.
Criação de Comitê Gestor da Pandemia, de Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde, de Comissão de Planejamento de Espaço Físico para voltas aulas e de Grupo de Trabalho junto ao Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos, para trabalhar questões referentes à pandemia e à pós-pandemia, na área da saúde e também socioambiental.
Criação do Comitê de Enfrentamento de Caráter Consultivo, que se tornou referência para os municípios de São João del-Rei, Sete Lagoas, Ouro Branco e Divinópolis.
Criação da Comissão de Biossegurança (CBio) e do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – Covid-19 (COE-E /UFSM), órgãos complementares e temporários para trabalhar pela segurança da comunidade acadêmica.
Criação do Comitê de Monitoramento à Covid-19 para auxiliar a gestão superior da universidade.
Criação do Comitê Pós-pandemia para planejamento da retomada segura das atividades admnistrativas e acadêmicas da universidade.
Criação do Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei), com integrantes de várias áreas do conhecimento, para: planejar, sistematizar e buscar viabilizar a execução de ações; atuar junto a Administração Superior para viabilizar a execução das propostas aprovadas pelo Comitê; atuar na indução de projetos e análises de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas; e buscar parcerias públicas e privadas para auxiliar na viabilização das medidas aprovadas.
Criação do Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia para acompanhamento epidemiológico dos indicadores da Covid-19, discussão sobre vacinas, pesquisas e testes diagnósticos, acompanhamento dos atendimentos no âmbito do Hospital Universitário; estabelecimento de diretrizes e normas de biossegurança para a realização de atividades presenciais.
Criação do Comitê Institucional de Enfrentamento à Covid-19 para instituir plano Emergencial Contra a pandemia.
Criação, em todos os campi, de Centros de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Local), que elaboraram protocolos institucionais de biossegurança e diretrizes para Planos de Contingência. Articulados em nível municipal e regional, os COEs criaram medidas de controle para informar e capacitar a comunidade acadêmica, com rotinas de monitoramento de protocolos, de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 na instituição de ensino, analisando histórico e evolução dos casos para subsidiar decisões.
Instituição de diversas comissões para elaborar/promover/executar ações de enfrentamento à Covid-19 e para garantir um ambiente organizacional seguro e adequado a toda a comunidade acadêmica frente à pandemia. As frentes se dedicaram à elaborar, acompanhar e monitorar ações de prevenção, imunização e a desenvolver o Plano Gradual de Retomada de Atividades Híbridas e/ou Presenciais para garantir um retorno seguro da comunidade acadêmica às atividades presenciais.
Criação do Comitê Central de Combate à Covid-19, com sede na Reitoria, para conduzir ações nos treze campi da Universidade e orientar servidores e usuários, com base nas informações diárias noticiadas por meios de comunicação e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Houve também a criação da Comissão de Planejamento Sanitário para elaborar as diretrizes para o retorno das atividades presenciais. Em diversos campi, foram criados “Comitês de Campus” e “Sub-Comissões", para ações de contenção local, de cunho psicossocial, tratativas/cooperação junto ao poder público municipal, monitoramento, criação e aprovação de ações e projetos.
Criação do Comitê Extraordinário Covid-19, responsável por sugerir as medidas para a contenção e mitigação da pandemia, dar suporte na interlocução com outros entes públicos e privados, e atender solicitações da comunidade acadêmica, órgãos governamentais e da sociedade em geral.
Elaboração de Planos de Contingência Institucional
Criação de Plano de Contingência, com protocolo de segurança e saúde, protocolo e ações de prevenção à Covid-19 e mapeamento de risco dos ambientes universitários (Riscômetro).
Criação de Plano de Contigência para prevenção e controle da pandemia na universidade.
Elaboração de Plano de Contingência contendo ações estratégicas para a gestão acadêmica e administrativa frente à situação de prevenção e combate à Covid-19 durante o período de isolamento social e replanejamento dos trabalhos dos técnicos e docentes.
Criação de Planos de Contingência com medidas para enfrentamento à pandemia, com informações disponibilizadas na página do Comitê.
Criação do Plano de Contingência do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), elaborado conforme orientações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Criação do Plano de Contingência, que, ao lado do Comitê Operativo de Emergência, acompanhou e desenvolveu diretrizes e planos para o enfrentamento à Covid-19 junto à comunidade universitária.
Criação de planos por Comissões Locais de Biossegurança e Vigilância das Unidades Acadêmicas e Administrativas da universidade, com participação de docentes, técnicos e discentes.
Adoção do sistema de bandeiras para acompanhamento do cenário epidemiológico e de orientações sobre as atividades na instituição, com ampla divulgação por meio dos meios oficiais de comunicação da universidade.
Criação do Plano de Contingência - Covid-19 com Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da universidade.
Criação de campanhas educativas veiculadas nas mídias sociais e na página da instituição, em sintonia com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A universidade reforçou ações preventivas contra o coronavírus além de fortalecer serviços de limpeza e manutenção de espaços coletivos, como salas de aula, banheiros, corredores, auditórios, entre outros.
Elaboração e divulgação do Plano de Contingência e do Plano para Retomada Gradual das Atividades Administrativas Presenciais, com ações, propostas e medidas que visam salvaguardar a biossegurança e saúde da comunidade acadêmica.
Criação de Plano de Contingência para Prevenção e Controle da Infecção Humana pelo Coronavírus SARS-COV-2 e do Plano "Vencendo a Covid-19", voltado para a retomada das atividades presenciais.
Elaboração do Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19, atualizado periodicamente.
Constituição do Grupo de Trabalho para Gerenciamento da Covid-19.
Criação de estratégia de enfrentamento à Covid-19 com elaboração de um Plano de Contingência.
Criação de Plano de Contingência da Covid-19 com seu Comitê Gestor (Coes), formado por especialistas do DAC, das Faculdades de Ciências da Saúde (FS), de Medicina (FM), dos Institutos de Ciências Biológicas (IB), de Psicologia (IP), do HUB e outros representantes de unidades acadêmicas e administrativas.
Criação de Plano de Contingência Institucional com estratégias internas de combate ao novo coronavírus.
Criação de Planos de Contingência para prevenção e monitoramento da Covid-19.
Criação do Plano de Contingência Covid-19 para a universidade, responsável por ordenar as atividades acadêmicas e administrativas da instituição durante a pandemia, incluindo os Grupo de Trabalho nas áreas de Reordenamento, Social, Acadêmicas, Pedagógicas e Governança.
Elaboração de Protocolos de Biossegurança Institucional e implementação de Planos de Ações Sanitárias, como no Campus Pato Branco.
Captação de recursos para financiar pesquisas sobre Covid-19, via Medida Provisória n°942, de 2 de abril de 2020, por meio de doações do Ministério Público do Trabalho do Tocantins.
Conheça todas as categorias
Conheça todas as categorias