Pesquisas Clínicas e Epidemiológicas
Pesquisas de tratamentos e estratégias terapêuticas
Realização de pesquisa colaborativa sobre o emprego da solução de bicarbonato de sódio para prevenção e tratamento da Covid-19 por parte de docentes, com alunos da Medicina, profissionais de saúde do Estado do Acre, do Instituto de Perícias Judiciais do RJ e da Fiocruz.
Realização de análise da resposta imunológica em pacientes infectados pelo Sars-cov-2 com diferentes manifestações da Covid-19 pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde em Vitória da Conquista.
Produção da pesquisa "Desenvolvimento de terapias de base imunológica para tratamento da Covid-19 – impacto econômico e social", com a participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Biociências, doutorandos e pós-docs, com bolsa de edital Capes (11/2020).
Realização de estudo sobre uso da espectroscopia de infravermelho como um método de emotec da Covid-19.
Identificação de componentes imunológicos celulares e moleculares associados à Covid-19 como estratégias terapêuticas e vacinais.
Atuação no projeto "Prognostication of oxygen requirement in non-severe Sars-CoV-2 infection" (PRIORITISE), em parceria com: INI/Evandro Chagas/Fiocruz; USP; Fiocruz/SP; Hospital César Cals (HGCC/CE); UNICRISTUS; UFC; UFPE; UFBA; Fiocruz/BA; Fiocruz/RO; UFMS; Fiocruz/MS e Imperial College, (UK)
Desenvolvimento das pesquisas: "Modelagem dos processos de uma UTI de Covid-19 utilizando BPM"; "Validação de método para avaliação indireta da saturação de oxigênio"; e "A importância da prevenção quaternária dentro da atenção básica na abordagem da Covid-19: uma revisão sistemática".
Monitoramento dos efeito da suplementação do suco de uva tinto integral sobre capacidade funcional e tempo de internação em pacientes hospitalizados com Covid-19.
Enfrentamento à Covid-19 e recebimento do Prêmio Patente do Ano, em 2020, com a patente intitulada "Método e Sonda de Aspiração Endobronquial de Secreções", concedido pela ABPI.
Realização de análise de amostras para identificar resposta humoral da Covid-19 em pacientes de diferentes estágios clínicos.
Desenvolvimento de pesquisa sobre a avaliação de biomarcadores da resposta imune sistêmica e sua correlação com evolução clínica em pacientes infectados pelo Covid-19, com financiamento da CAPES.
Participação em projeto de pesquisa internacional "Solidarity - estudo internacional randomizado de tratamentos adicionais para a Covid-19 em pacientes hospitalizados". E avaliação da efetividade da reabilitação baseada em estratégias de conservação de energia em doenças que cursam por quadro clínico de fadiga e dor.
Participação do Complexo Hospital de Clínicas (CHC/UFPR) em estudo internacional com o objetivo de avaliar a eficácia de medicamento antiviral (Molnupiravir) no tratamento e no bloqueio da transmissão do novo coronavírus em 24 horas após a administração. No estudo, cientistas documentaram que o fármaco possui atividades contra o Sars-CoV-2, tendo reduzido a hospitalização ou morte pela doença dos usuários, com resposta cientificamente comprovada para tratamento e aprovação para comercialização no Reino Unido.
Desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre vacinas, em fase pré-clínica; produção de soros hiperimunes, testes sorológicos de baixo custo, novos testes rápidos na saliva.
Realização de testes clínicos com medicamentos, como um antiviral da Pfizer e um medicamento usado no tratamento de câncer de próstata, para o tratamento da Covid-19. Os testes estão sendo desenvolvidos sob a supervisão de docentes do Dept de Infectologia da UFRN. A universidade participou, ainda, de uma rede nacional com o intuito de testar clinicamente fármacos como a hidroxicloroquina e azitromicina, no tratamento da Covid-19 (artigos científicos foram publicados apresentado os dados coletados).
Desenvolvimento das pesquisas: "Telessaúde mental durante a pandemia de Covid-19: Análise do setting terapêutico e seus impactos na experiência do Plantão Psicológico Online"; "O uso da telemedicina na atenção básica em tempos de Covid-19" e "Atendimento psicológico mediado por Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia Covid-19: análise de conteúdos emergentes e avaliação de efetividade".
Desenvolvimento das pesquisas: "O uso da fototerapia de UVB com banda estreita na prevenção de infecções virais hospitalares durante a pandemia de Covid-19: um ensaio clínico randomizado e aberto"; "Efeitos de uma estratégia de tele-reabilitação sobre a qualidade de vida de pacientes com DP, durante o período de pandemia"; "Fitoterápicos de Plantas Medicinais do Bioma Amazônico e Cerrado em abordagem alternativa como Terapia Preventiva e/ou Curativa para Doenças por variantes Emergentes de coronavirus". E desenvolvimento de estratégias terapêuticas e profiláticas sustentáveis e de baixo custo planejadas a partir do LCC para combate à Covid-19.
Realização de estudos com fármacos já conhecidos e que podem ser reposicionados, e outros que abordam novas drogas com estratégias antivirais.
Desenvolvimento da pesquisa: "Perfis imunológicos, inflamatórios e metabólicos de pacientes com Covid-19 de internados na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana - RS".
Desenvolvimento de testes: molecular e sorológico/ com inovações na coleta, análise e custos
Desenvolvimento de testes de Covid-19 introduzindo inovações na forma de coleta, de análise e nos custos operacionais envolvidos valendo-se de reagentes nacionais e simplificações no método de coleta.
Desenvolvimento de teste imunocromatografico rápido para detecção de anticorpos IgA anti-Sars-CoV-2.
Criação do projeto "Detect-Cov" (Profa Jaila Borges) para teste Elisa, do projeto "Rede Nacional (Prof Cristina Borborema) para teste RT-qPCR, do projeto "Desenvolvimento e automatização de teste sorológico para detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2 em Amazonas" (Prof. Pritesh J. Lalwani / FAPEAM) e do projeto "Desenvolvimento de teste para detecção de Covid-19" (Prof. Luís A. M. Mariúba/Fiocruz).
Realização de mais de 19 mil reações de RT-PCR para Covid-19 pelos laboratórios da instituição, com a validação de um teste rápido (IgM, IgG) e dois testes imunoenzimáticos (ELISA) diferentes (IgG, IgM e IgA) - (IMS - Vitória da Conquista).
Desenvolvimento de novos testes moleculares (PCR-convencional) pelos pesquisadores da instituição para a detecção do vírus, utilizando a técnica de espalhamento de luz dinâmico (DLS) com nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para detecção de Sars-CoV-2.
Desenvolvimento do teste RT-Lamp para diagnóstico de Covid-19 pelos pesquisadores do Instituto de Química (IQ) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O procedimento é capaz de reconhecer a doença desde o primeiro dia de sintomas, e possibilitou a resultado em menos de 1 hora e por um custo bem menor que outros testes amplamente adotados, como o PCR. O protocolo do teste foi disponibilizado gratuitamente a laboratórios de análises clínicas que demonstraram interesse em utilizá-lo.
Desenvolvimento de projetos para melhorar e otimizar a detecção da Covid-19 (por exemplo, com imagens de raio X) e propor uso da bioinformática para identificar e combater antígenos do virus (PROPPI). A instituição também realizou testes diagnósticos para Covid-19 em internos e profissionais do Lar São Vicente de Paulo, em Ouro Preto, MG, via parceria com o Ministério Público do Trabalho/Vara do Trabalho de Ouro Preto.
Determinação da especificidade de resposta de anticorpos IgG para as proteínas S1, S2 e C de Sars-CoV-2 em indivíduos com diferentes perfis clínicos da Covid-19.
Desenvolvimento de pesquisa para diagnóstico sorológico da Covid-19 para produção nacional de testes.
Desenvolvimento de duas tecnologias pelo Laboratório de Microbiologia Molecular (Litoral), que podem reduzir custos dos testes imunológicos para a Covid-19, com alternativas nacionais. Iniciativa realizada com financiamento da Fundação Humboldt e parceria da Unversidade de Tubingen (Alemanha).
Desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre vacinas, em fase pré-clínica; Produção de soros hiperimunes, testes sorológicos de baixo custo e de novos testes rápidos na saliva.
Produção da pesquisa "Avaliação das propriedades diagnósticas do teste rápido para Covid-19", em que avaliou a performance do TR quando comparado a um teste de referência.
Desenvolvimento das pesquisas: "Assessoria em testes bioluminescentes para a detecção e quantificação de patógenos e seus anticorpos, relacionados à Covid-19 (Campus Sorocaba)"; de projetos do Laboratório de Bioanalítica e Eletroanalítica (LaBiE- Campus São Carlos), financiados pela FAPESP; de três testes com requerimento de patentes; do estudo para “Desenvolvimento de um dispositivo simples e debaixo custo para o diagnóstico rápido do novo coronavírus (Sars-CoV-2)”; e de estudos para testes diagnósticos de grupo de pesquisadores dos campi de Araras e Lagoado Sino: “Imunossensores flexíveis nanoestruturados de ouro e platina para a detecção da Covid-19”.
Desenvolvimento de testes rápidos de baixo custo com antígeno recombinante otimizado.
Desenvolvimento das pesquisas "Eficácia de um protocolo de testagem RT-PCR para Sars-CoV-2 sobre a preservação da força de trabalho em saúde, durante a pandemia Covid-19 no Brasil: ensaio clínico randomizado, de grupos paralelos"; e produção de enzimas para diagnóstico de Covid-19.
Participação na Rede Vírus do MCTI e parcerias com universidades federais para realização de testes diagnósticos, além da presença em pesquisas para novos testes diagnósticos.
Desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia sobre testes de Sars-Cov2 e vírus influenza, com uso de técnicas com menor custo e menor tempo, maior sensibilidade e passível de realização à temperatura ambiente, com processo aberto para patente e transferência de tecnologia (Campus São Gabriel).
Estudos clínicos de vacinas (estrangeiras e nacionais)/ aplicadas ou em desenvolvimento
Participação no EPICOVID, pesquisa para avaliar a imunidade ao Covid-19, em parceria com a UFPEL, Governo do Estado e outras IES do estado. Na pesquisa "Percurso Epidemiológico, Genômico e Clínico do vírus Sars-CoV-2 causador de Covid-19", houve a produção de estudos epidemiológicos, clínicos e moleculares, visando acompanhar a evolução da doença, reduzir a velocidade de transmissão do vírus, indicando estratégias não farmacológicas de enfrentamento e medidas para o adequado manejo da pandemia.
Realização de estudo sobre Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina para Covid-19.
Atuação na pesquisa "Efetividade da vacinação contra Covid-19 no Brasil: Estudo de caso-controle", em parceria com: INI/Evandro Chagas/Fiocruz; USP; Fiocruz/SP; Hospital César Cals (HGCC/CE); UNICRISTUS; UFC; UFPE; UFBA; Fiocruz BAHIA; Fiocruz/RO; UFMS; Fiocruz/MS e Imperial College (UK).
Desenvolvimendo da pesquisa "Aplicação da Imunoinformática para a identificação de epítopos conformacional de células B e desenho racional de vacinas multiepítopos contra a Covid-19", via parceria com o Ministério Público do Trabalho/Vara do Trabalho de Ouro Preto.
Participação em estudo nacional, com o Hospital Escola, para avaliar a efetividade e a segurança das vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Participação na testagem de fase 3 da vacina Coronavac, sendo o centro que mais contribuiu para essa etapa de desenvolvimento do imunizante. Teve também atuação na testagem em larga escala da efetividade da vacina da Pfizer contra Sars-CoV-2 em toda a população da cidade de Toledo, em estudo observacional em parceria com o Programa Nacional de Imunização (PNI), a Pfizer, o Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre) e a Secretaria de Saúde de Toledo.
Desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre vacinas, em fase pré-clínica; Produção de soros hiperimunes, testes sorológicos de baixo custo, novos testes rápidos na saliva.
Realização de ensaios clínicos multicêntricos, visando avaliar a eficácia e segurança de vacinas para a Covid-19.
Contribuição em pesquisas relacionadas a vacinas contra o coronavírus, em estudos da vacina AstraZeneca e da vacina Clover. Criação de uma Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) em 2020, para estudos de grande porte e impacto na área de vacinas para Covid-19, com 16 projetos em desenvolvimento, sendo 3 grandes pesquisas sobre vacinas com destaque nacional.
Participação na Rede Corona-Ômica.BR-MCTI, que realizou o mapeamento de variantes de Sars-CoV-2 circulantes em 12 cidades do estado do Tocantis e em estudo colaborativo de vigilância genética em outras cidades brasileiras.
Realização de diversos estudos clínicos multicêntricos de relevância nacional e internacional pelo Centro de Pesquisas Clínicas do HUB, incluindo: o "Teste de eficácia da vacina Coronavac"; "Avaliação da efetividade e segurança das vacinas Covid-19 distribuídas pelo PNI em profissionais de saúde"; e "Ensaio clínico Fase III duplo cego, randomizado, controlado com placebo, para avaliação da eficácia e segurança em profissionais de saúde da vacina adsorvida Covid-19 (inativada) produzida pela Sinovac –PROFISCOV".
Estudos epidemiológicos e de prevalência da Covid-19/ Modelagens estatísticas de casos de Covid-19/ Cenários epidemiológicos nos estados, municípios e nacional
Produção de estudo sobre assinatura molecular para a determinação de gravidade da doença causada pelo Covid-19.
Participação no EPICOVID, pesquisa para avaliar a imunidade ao Covid-19, em parceria com a UFPEL, Governo do Estado e outras IES do estado. Na pesquisa "Percurso Epidemiológico, Genômico e Clínico do vírus Sars-CoV-2 causador de Covid-19", houve a produção de estudos epidemiológicos, clínicos e moleculares, visando acompanhar a evolução da doença, reduzir a velocidade de transmissão do vírus, indicando estratégias não farmacológicas de enfrentamento e medidas para o adequado manejo da pandemia.
Avaliação da dinâmica da Covid-19 no Oeste da Bahia relacionada às análises ambientais e realização de análises dos aspectos epidemiológicos e moleculares relacionados à patogênese da Covid-19.
Desenvolvimendo da pesquisa "Infecções não documentadas de Sars-CoV-2 na cidade de Toledo (MG): uma avaliação sorológica", via parceria com o Ministério Público do Trabalho/Vara do Trabalho de Ouro Preto.
Identificação de linhagens circulantes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) presentes no Estado do Pará (Laboratório de Genética Humana e Médica); Avaliação clínica e laboratorial de pacientes acometidos pela Sars-Cov-2 na região metropolitana de Belém; Levantamento do perfil epidemiológico e desfechos clínicos da Covid-19 nas 13 regiões de saúde do estado do Pará.
Coordenação dos estudos EPICOVID no Brasil e no RS, aplicado pelo IBOPE, para analisar a infecção na população brasileira, estimar o percentual de infectados, avaliar a velocidade de expansão da infecção, fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, com intuito de gerar informações essenciais para a definição de políticas de saúde.
Produção de estudo de soroprevalência em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, para avaliar pessoas com resposta de defesa ao vírus, entre vacinadas e as que tiveram infecção natural pela Covid-19.
Desenvolvimendo da pesquisa "Perfil epidemiológico dos casos de Covid-19 no município de Teixeira de Freitas (BA)".
Participação em estudo sobre a evolução e disseminação do coronavírus no Brasil.
Produção de estudo sobre disseminação da Covid-19 no estado de São Paulo.
Desenvolvimento das pesquisas: "Modelagem e simulação da dinâmica de contaminação do Sars-CoV-2 para a população do estado do RS"; "Monitoramento da Covid-19 no Estado do RS"; "Estudo da soroprevalência populacional da Covid-19 e evolução do impacto sociossanitário das medidas de emergência sanitária na População de Sant’Ana do Livramento".
Desenvolvimento de modelagem de sistemas discretos p-fuzzy para o mapeamento da Covid-19 no Brasil, com uso de modelos matemáticos para descrever dinâmica populacional e comportamento da pandemia, usando dados numéricos do Ministério da Saúde; Realização de Inquérito Sorológico de base populacional sobre Covid-19 na região Norte Pioneira, identificando percentual da população adulta da região com anticorpos contra o vírus e adesão dos participantes sobre medidas de prevenção. A iniciativa envolveu a UENP, Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde da região e contou com apoio da Fiocruz/Bio-Manguinhos/Ministério da Saúde.
Pesquisas sobre Covid-19 longa e sequelas Pós-Covid
Realização de pesquisas para observar o impacto das infecções bacterianas secundárias em pacientes internados por Covid-19 e o impacto de infecções fúngicas em pacientes também acometidos pelo vírus.
Criação dos projetos: "Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde e capacidade funcional de pacientes recuperados da Covid-19 no Amazonas" e "Efeito da reabilitação pulmonar associada a ventilação não invasiva sobre a capacidade física, funcional e qualidade de vida nos pacientes com sequela da Covid-19: Estudo Clínico, Controlado, Randomizado e Duplo-Cego", entre outras.
Participação em pesquisa nacional sobre sintomas persistentes da Covid-19 e realização de pesquisa sobre relação entre Covid-19 e dor (caracterização, associação, sequelas e implicações sociais).
Realização da análise de amostras para identificar resposta humoral da Covid-19 em pacientes de diferentes estágios clínicos.
Desenvolvimento da pesquisa "Covid-19 e acometimento pulmonar: aspectos funcionais e tomográficos no acompanhamento de pacientes após doença aguda pela infecção por Sars-CoV-2", com financiamento da CAPES.
Produção de perfil clínico-epidemiológico dos pacientes potencialmente recuperados de Covid-19 na Amazônia oriental.
Realização de pesquisas sobre fatores genéticos envolvidos em casos da Covid-19, investigando modificações no DNA humano relacionadas à infecção pelo coronavírus e seus sintomas.
Desenvolvimento da pesquisa "O perfil clínico do paciente com anosmia pós infecção por Covid-19".
Realização da análise de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e relação com Covid-19; Produção de Eestudo sobre a relação entre coronavírus no cérebro e redução de potássio no sangue.
Desenvolvimento da pesquisa "Obesidade como fator de risco para as complicações da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)".
Produção de estudo em parceria com UFRJ para identificação do vírus da Covid-19 na retina.
Desenvolvimento de estudos pós Covid-19 em pacientes recuperados: "Pesquisa sobre o Efeito do treinamento de moderada intensidade associado à hipóxia normobárica sobre a função pulmonar, parâmetros hematológicos, imunológicos, autonômicos e relacionados à aptidão física em pessoas convalescentes da Covid-19". E classificação e análise de pacientes com Covid-19 usando aprendizado de máquina, com aplicação de métodos de aprendizado de máquina para classificar e analisar a evolução de pacientes com Covid-19 como alta ou óbito e descrever o perfil dos pacientes infectados com dados clínicos do Hospital Sírio Libanês, disponíveis no repositório de dados abertos.
Conheça todas as categorias
Conheça todas as categorias